Title: | Modelo para a integração de professores e alunos do ensino básico ao patrimônio histórico e cultural de Araranguá-SC e região: uma perspectiva quanto ao resgate e a manutenção da identidade cultural |
Author: | Veloso, Gabrielli Ciasca |
Abstract: |
A disseminação e o compartilhamento de informações é a concepção do que se propõem as Tecnologias da Informação e Comunicação, as chamadas TICs. Seu uso em ambientes museológicos possibilita um complemento digital ao patrimônio cultural pertencente ao Museu e, deste modo, um novo canal de difusão e preservação, que aplicado em ambiente escolar, permite a criação de um meio propagador, tendo em vista o caráter integrador que a escola possui em uma comunidade. Dentro desta perspectiva, este trabalho possui dois objetivos nucleares: Desenvolver e aplicar um modelo de integração de professores e alunos de escolas da Rede Básica de Educação para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico Cultural da região de Araranguá, através de aplicação metodológica. A partir do acesso às imagens do acervo histórico-cultural digitalizado, orientado pelo modelo proposto neste trabalho, baseado na combinação e adaptação de conceitos e processos como: Educação Patrimonial do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Gestão Social e Abordagem Social da Aprendizagem, buscou-se, fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio público cultural da região, para que os participantes, identificando e se apropriando do patrimônio histórico e cultural local, tornem-se agentes ativos na construção do respeito a este patrimônio, tal como do resgate da identidade cultural individual e coletiva. Para alcançar o segundo objetivo nuclear: Analisar a experiência do aluno quanto à interação com o acervo histórico por meio de ferramentas da internet, utilizou-se de técnicas como, entrevista com especialista e grupo foco, tendo sido elaborado e aplicado um questionário. Dentre os resultados, foram envolvidos 12 professores e 161 alunos voluntários. No decorrer do projeto mais de 70% dos alunos teve o primeiro contato com o acervo digitalizado e mais de 60% foi visitar o Museu local. De modo geral, o modelo se mostrou uma ferramenta efetiva na orientação de professores e alunos para valorização do patrimônio histórico-cultural da região. Abstract : The dissemination and sharing of information is the conception of what is proposed by Information and Communication Technologies, the so-called ICTs. Its use in museological environments allows a digital complement to the cultural heritage belonging to the Museum and, in this way, a new channel of diffusion and preservation, applied in a school environment, allows the creation of a propagating medium, considering the integrative character that the school in a community. In this perspective, this work has two core objectives: To develop and apply a model of integration of teachers and students of schools of the Basic Education Network to select information and dynamic knowledge construction related to Cultural Heritage of the region of Araranguá , through methodological application. Based on the access to the images of the digitized historical-cultural heritage, guided by the model proposed in this work, based on the combination and adaptation of concepts and processes such as: Patrimonial Education of IPHAN (National Historical and Artistic Heritage Institute), Social Management and Social Approach learning and promotion of the cultural public heritage of the region, so that the participants, identifying and appropriating the local historical and cultural patrimony, become active agents in the construction of the respect to this patrimony, as and of the rescue of individual and collective cultural identity. To reach the second nuclear objective: To analyze the student's experience in interaction with the historical collection through Internet tools, techniques such as interview with a specialist and focus group were used and a questionnaire was developed and applied. Among the results, 12 teachers and 161 volunteer students were involved. During the project more than 70% of the students had the first contact with the digitized collection and over 60% went to visit the local Museum. In general, the model has proved to be an effective tool in guiding teachers and students to value the region's historical and cultural heritage. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191126 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0039-D.pdf | 4.922Mb |
View/ |