Title: | Modelo para registro de dados de experiência de aprendizagem em laboratórios remotos |
Author: | Simão, José Pedro Schardosim |
Abstract: |
Os laboratórios remotos, ferramentas tecnológicas que mediam a realizaçãode atividades experimentais utilizando equipamentos reais por meio de dispositivoscomputacionais, têm sido frequentemente utilizados como complementoàs práticas de experimentação tradicionais ou como alternativa às atividadespresenciais em laboratório. A utilização de laboratórios remotos tem sepopularizado em projetos desenvolvidos no ensino básico e superior em disciplinasrelacionadas à ciência, engenharia e tecnologia, consequentementegerando um grande volume de dados que podem ser analisados de experiênciade aprendizagem. Utilizando a Experience API (xAPI), uma experiênciade aprendizado é registrada em um banco de dados como um statement utilizandoo modelo ator executa uma ação em um objeto . Nesse contexto,este trabalho tem por objetivo propor um modelo para o registro de experiênciasde aprendizagem em ambientes de experimentação suportados porlaboratórios remotos, baseado na especificação xAPI. Inicialmente, foi defenidoum vocabulário geral e específico para registro de atividades em laboratóriosremotos. Então, foi desenvolvido um protótipo utilizando o sistemade gerenciamento de laboratórios remotos RELLE, integrando um conjuntode laboratórios à xAPI, utilizando o vocabulário definido anteriormente. Foidesenvolvido ainda no RELLE suporte à utilização de laboratórios remotoscom um propósito pedagógico específico, também integrado à xAPI, e utilizandoum vocabulário complementar. Os dados gerados pela utilização doslaboratórios são salvos em uma aplicação de código aberto que valida e salvacada statement gerado. O modelo descrito neste trabalho pode ser aplicadoem diferentes plataformas de laboratórios remotos, e os dados gerados utilizadoscom diferentes propósitos, sejam eles pedagógicos, administrativos outécnicos. Abstract : Online laboratories, technological tools that allow the performance of experimental activities through computational devices, have often been used as a complement to traditional experimentation practices or as an alternative to face-to-face laboratory activities. The use of remote laboratories has become popular in projects developed in primary, secondary and higher education in disciplines related to science, engineering and technology, consequently generating a large volume of data that can be analyzed to verify patterns of learning experience. Using the Experience API (xAPI), a learning experience registered in a statement, in which an actor performs an action on an object . In this context, this work aims to propose a model for the recording of learning experiences in experimental environments supported by remote laboratories, based on the xAPI specification. Initially, a general and specific vocabulary was defined to record activities in remote laboratories. Then, a prototype was developed using the remote labor management system RELLE, integrating a set of laboratories to xAPI, using the previously defined vocabulary. An environment was also developed in RELLE that supports the use of a remote laboratory with a specific pedagogical purpose, also integrated to the xAPI, and using a complementary vocabulary. The data generated by the use of the laboratories is saved in an open source application that validates and saves each generated statement. The model described in this work can be applied in different platforms of remote laboratories, and the generated data used for different purposes, be they pedagogical, administrative or technical. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191118 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0031-D.pdf | 4.241Mb |
View/ |