Estratégia como prática a partir dos fenômenos de Schatzki (2006): estudo de casos em empresas do Programa Empreender - Florianópolis/SC

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Estratégia como prática a partir dos fenômenos de Schatzki (2006): estudo de casos em empresas do Programa Empreender - Florianópolis/SC

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Title: Estratégia como prática a partir dos fenômenos de Schatzki (2006): estudo de casos em empresas do Programa Empreender - Florianópolis/SC
Author: Ghisi, Aline Cristine
Abstract: O objetivo deste estudo foi compreender como ocorre a estratégia como prática na implementação de ações planejadas, a partir dos fenômenos de Schatzki (2006). O referencial teórico foi construído envolvendo o processo de formação da estratégia deliberada, o qual consiste nas ações definidas pelos gestores da organização emergente, pautadas na ação coletiva, envolvendo a base organizacional e integradora, a partir tanto do viés deliberado (top-down) quanto do emergente (bottom-up) de maneira simultânea. A estratégia como prática foi pautada na perspectiva da prática social, com o foco das atividades nos praticantes e nas relações existentes entre eles. Com base nos fenômenos de Schatzki (2006), observou-se o entendimento relacionado à compreensão das ações que constituem as práticas; as regras relacionadas às diretrizes e normas que os praticantes têm contato na prática; bem como a estrutura teleoafetiva composta pela finalidade, metas, projetos e missões da organização (SCHATZKI, 2006). A metodologia adotada foi qualitativa, por meio do estudo de casos múltiplos. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas de história oral, observação e análise de documentos. A análise de resultados foi construída por meio da análise da narrativa e análise pattern matching. Nesse contexto, foi possível compreender empiricamente como ocorrem os fenômenos descritos no referencial teórico, a partir das micro e pequenas empresas praticantes do associativismo. Assim, encontrou-se um processo de formação da estratégia direcionado para o modelo integrador (NONAKA, 1988); e notou-se a existência dos fenômenos de regras, entendimentos e estrutura teleoafetiva (SCHATZKI, 2006) na prática, sendo estas atividades intensificadas pelo fenômeno de entendimentos fundamentado na vivência dos gestores. A contribuição deste estudo centra-se nos conceitos de estratégia, apresentando a conformidade entre estudos teóricos e práticos, e destacando ainda o fortalecimento das organizações quando se apresentam unidas por meio do associativismo. Foi possível corroborar que atividades construídas em conjunto podem trazer resultados positivos após a implantação individual.Abstract : The main goal of the study was, based on Schatzki s (2006) phenomena, to understand how strategy as practice occurs on the implementation of planned actions. The theoretic framework considers the process of deliberated strategy. It consists on collective actions defined by the managers of the emerging organization that are planned encompassing all group the organizational and integrative basis , from the deliberate (top-down) to the emergent bias (bottom-up) simultaneously. The strategy as practice was based on the perspective of social practice, in which the activities are focused on the practitioners and on the interactions between them. Based on Schatzki (2006) phenomena, the study has observed the understanding related to the comprehension of the actions that constitute the practices. Also, it has observed the rules related to the guidelines and norms whose practitioners have contact in the practice and teleoaffective structured, which is composed by the organization purpose, goals, projects and missions (SCHATZKI, 2006). The methodology adopted was qualitative through the study of multiple cases. The techniques of data collection applied were semi-structured interviews of oral history, observation and analysis of documents. The analysis of results was developed through narrative analysis and pattern matching analysis. In this context, it was possible to understand empirically how the phenomena described on the theoretical framework occur in the micro and small companies connected by the associativism. Thus, it has identified a strategy formation process toward to an integrative model (NONAKA, 1998). Besides, it has realized in practice the existence of the phenomena of rules, understanding and teleoaffective structure (SCHATZKI, 2006), being these activities intensified by the phenomenon of understandings based on managers experience. The study not only evidences concepts of strategy, but also it shows the conformity between theoretical and practical studies as well as it highlights the strengthening of the organizations joint by the associativism. Therefore, it was possible to corroborate that activities developed together can bring positive results after individual implementation.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191106
Date: 2018


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