Proposta de diretrizes para a gestão de egressos de programas de graduação

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Proposta de diretrizes para a gestão de egressos de programas de graduação

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Title: Proposta de diretrizes para a gestão de egressos de programas de graduação
Author: Pereira, Jéssica Rocha de Souza
Abstract: Este estudo tem como objetivo geral propor diretrizes para a gestão de egressos dos cursos de graduação de uma Universidade Federal. Para atender ao objetivo geral, se procura examinar como é realizada a gestão de egressos nas principais Universidades brasileiras e estrangeiras; analisar a gestão de egressos da Universidade na visão de gestores da Universidade e de coordenadores de cursos; e avaliar possíveis estratégias para gestão de egressos dos cursos de graduação da Universidade. Universidade. A pesquisa é caracterizada como realista, dedutiva, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental, estudo de caso e transversal. Como técnicas se utilizou a análise de portais e relatórios das 10 Universidades selecionadas para o estudo, além da aplicação de questionários e entrevistas com 3 gestores da Instituição e 15 coordenadores de curso. Como conclusões e resultados, verificou-se que a Universidade utiliza o PDI como principal meio para dispor os seus objetivos com relação ao egresso. Além do mais, não há dados centralizados para o controle das ações com egressos que estão sendo realizadas nas gestões dos cursos. Quanto as Universidades estrangeiras pode-se afirmar que há uma preocupação com o planejamento da sua gestão e ações. Já nas Universidades brasileiras analisadas, não foi possível identificar o grau de comprometimento por parte do egresso com a Universidade. Ademais, A preocupação com o egresso aparece nos PDI e planejamento estratégico das instituições, porém, observou-se que ainda é necessário desenvolver sua estrutura de gestão. Quanto às estratégias de gestão, entende-se como essencial realizar um planejamento estratégico voltado especificamente para o egresso, para que seja possível realizar um desdobramento das metas e ações necessárias para iniciar o desenvolvimento do relacionamento e acompanhamento dos egressos de graduação. Todos os dados encontrados e analisados serviram como alicerce para a proposição de seis diretrizes: conhecer o perfil do egresso e acompanhar sua mudança; olhar para o egresso como um agente permanente da instituição; fazer com que todos tomem consciência da importância do desenvolvimento deste vínculo; definir uma política de integração do egresso; realizar o monitoramento e controle do acompanhamento dos egressos; realizar a avaliação e atualização da gestão de egressos.Abstract : This study has as general goal to propose guidelines for the management of undergraduate alumni at the Federal University. In order to meet the general objective, it seeks to analyse how the alumni s management in the main Brazilian and international universities is carried out; analyse the current alumni monitoring from University in the vision of University managers and course coordinators; and to evaluate possible strategies for the management of undergraduate graduates of the University. The research is characterized as realistic, deductive, qualitative, descriptive, bibliographic, documentary, case study and cross-sectional. As techniques, the analysis of portals and reports of the10 selected Universities for the study was used, besides the application of questionnaires and interviews with 3 managers of the University and 15 courses coordinators. As conclusions and results, it was verified that University uses the PDI as the main means to set its goals related to alumni management. Moreover, there is no centralized data to control the actions that are being carried out in the management of alumni in the programs. As for foreign universities it can be stated that there is a concern with the planning of its management and actions. In the Brazilian Universities analyzed, it was not possible to identify the degree of alumni s commitment with the University. In addition, the concern with alumni s relationship appears in the PDI and strategic planning of the institutions, however, it was observed that it is still necessary to develop its management structure. Regarding management strategies, it is understood as essential to carry out a alumni s strategic planning, so that it is possible to achieve the goals and actions necessary to begin the development of the relationship and alumni monitoring. All the data found and analyzed served as a foundation for the proposition of six guidelines: to know the alumni profile and to accompany its change; look at the alumni as a permanent agent of the institution; to make everyone aware of the importance of developing this link; define a policy of alumni s integration; monitor and control the follow-up of alumni; evaluate and update the alumni s management.
Description: Dissertação (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191078
Date: 2018


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