Abstract:
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Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo demonstrar as contribuições que a Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), traz para a formação de professores indígenas Guarani e para a educação escolar indígena na Terra Indígena (TI) M‟biguaçu. Dessa forma, apresento um panorama da história do povo Guarani e de seus aspectos culturais, que envolvem a organização linguística, política e social. Além de mostrar a luta por uma educação intercultural que vai se concretizar com a Constituição Federal de 1988 e por outras políticas públicas desenvolvidas nos anos seguintes. Com a necessidade da formação de professores indígenas para poder fazer valer o direito de uma educação escolar diferenciada, bilíngue e intercultural e ainda atender as demandas das aldeias, a Secretaria do Estado da Educação e Ministério da Educação passou a oferecer formação de professores para cada povo indígena. Com isso, foram conquistados incentivos (bolsas de estudos e cotas para estudantes indígenas) nas universidades, foram criados os magistérios indígenas, além da abertura do edital do Programa de Apoio a Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind) que possibilitou a implantação das Licenciaturas Interculturais Indígenas no Brasil, que visam à formação de professores indígenas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A partir desse edital Prolind e de conversações entre a UFSC e as comunidades indígenas Guarani, Kaingáng e Xokleng/ Laklãnõ, a primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica iniciou o curso de graduação em 2011 e teve sua conclusão em 2015 e sua segunda turma foi iniciada em 2016 com previsão de conclusão para 2020, ambas são o tema de investigação desse trabalho. Conforme trabalho de pesquisadores como Brighenti (2011,2012); Nötzold e Rosa (2011) sobre a cultura Guarani, educação e formação de professores indígenas: Apolinário (2015); Teixeira e Lana (2012), Gelarch (2012); ROSA (2009, 2012, 2017) e outros autores, junto com o Plano Político Pedagógico (2009, 2016) e de entrevistas com uma docente da licenciatura, a Coordenadora Pedagógica e três graduandos Guarani da turma de 2016 da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC que são professores e moradores da Terra Indígena M‟biguaçu, serão abordados as contribuições do curso de licenciatura para a formação de professores Guarani e para a educação escolar indígena. |