Abstract:
|
A avaliação de desempenho é uma das ações mais importantes na área de Recursos Humanos, no qual possibilita ao gestor o conhecimento da realidade profissional dos colaboradores na empresa, além de identificar as necessidades de treinamento e o desenvolvimento de pessoas. Diante disto, o trabalho tem como objetivo principal realizar uma avaliação de desempenho pela equipe, com o intuito de diagnosticar os fatores favoráveis e desfavoráveis na empresa Ferreira e Camargo, localizada na cidade de Tijucas/SC, onde atua no setor de vidros e alumínios. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de análise bibliográfica, que contribuiu para a construção do questionário de avaliação de desempenho pela equipe. No qual foram selecionados dez critérios de desempenho: produtividade, comprometimento, conhecimento, cumprimento de normas, relacionamento interpessoal, iniciativa, qualidade e quantidade, responsabilidade, comunicação e organização. Com os resultados da avaliação de desempenho, foi realizado de forma conjunta uma entrevista não estruturada com os membros da equipe para compreender e explicar os fatores analisados. Como pontos desfavoráveis foram considerados: a falta de rapidez e coordenação do trabalho; falta de atenção e dedicação ao trabalho; o não entendimento de todas as fases e questões relacionados ao trabalho; a falta de execução do trabalho em conformidade com as regras de procedimentos e atribuições ao cargo; a falta de interação entre os membros da equipe; o desembaraço para resolver problemas que surjam no trabalho; a quantidade de trabalho; os interesses pessoais acima das responsabilidades do trabalho; a organização da equipe nas atividades de trabalho; a comunicação da chefia com os funcionários e a empresa não está aberta a receber e reconhecer contribuições, opiniões e críticas. Como pontos favoráveis foram identificados: o cumprimento dos prazos; a execução do trabalho de acordo com os objetivos da empresa; o conhecimento do trabalho a ser executado; cumprimento das normas; o contato com colegas, supervisores e clientes; a agilidade e rapidez em aprender o trabalho; a perfeição, cuidado e precisão; a seriedade, dedicação e interesse; o controle das tarefas pela chefia; e a comunicação entre os colegas de trabalho. Considera-se, portanto, que avaliação de desempenho possibilita as organizações analisar o desenvolvimento dos colaboradores e buscar melhorarias ao ambiente de trabalho, visto que são orientadas aos resultados organizacionais. |