UMA ETNOGRAFIA NA ESCOLA: GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRE JOVENS EM FLORIANÓPOLIS

DSpace Repository

A- A A+

UMA ETNOGRAFIA NA ESCOLA: GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRE JOVENS EM FLORIANÓPOLIS

Show full item record

Title: UMA ETNOGRAFIA NA ESCOLA: GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRE JOVENS EM FLORIANÓPOLIS
Author: Cordeiro, Bruno Pereira
Abstract: A pesquisa teve como objetivo perceber como os/as estudantes se apropriam da escola e constroem sua experiência e suas identidades no espaço escolar e compreender como as relações de gênero e sexualidades são vividas e construídas pelos/as jovens estudantes e professores/as no cotidiano de uma escola da região metropolitana de Florianópolis, a partir de minha presença como professor gay nesta escola. Como metodologia utilizou-se a etnografia e a observação participante, como professor de sociologia de trinta horas semanais por três meses além de encontros e conversas formais e informais com meus informantes. Conclui-se que, não obstante a relação estreita que o contexto de uma escola tem com a realidade política e cultural macro do país e de suas políticas educacionais, no âmbito micro da vivência desta escola percebeu-se que a visibilidade de sujeitos não heterossexuais, em consonância com uma escola plural que permite a reflexão sobre as diferenças, além dos conflitos que despertam a participação política do alunado, refletem em uma escola melhor para todos/as.The research aimed to perceive how students appropriate the school and build their experience and their identities in the school space and to understand how gender relations and sexualities are lived and built by young students and teachers in the everyday of a school in the metropolitan area of Florianópolis, from my presence as a gay teacher at this school. As a methodology, ethnography and observation were used as sociology professor of thirty hours a week for three months, as well as formal and informal meetings and conversations with my informants. It is concluded that, nevertheless, a close relation that the context of a school has with the macro political and cultural reality of the country and its educational policies, is not a microphone of social communication, in consonance with a plural school that allows a reflection on the differences, besides the conflicts that despair a political participation of the student, reflect in a better school for all.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190860
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
TCC BRUNO CORDEIRO.pdf 371.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar