O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA INTEGRAÇÃO ENSINO E EXTENSÃO: O CASO DO PROJETO UNIBEM DA ESCOLA DE NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

DSpace Repository

A- A A+

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA INTEGRAÇÃO ENSINO E EXTENSÃO: O CASO DO PROJETO UNIBEM DA ESCOLA DE NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

Show full item record

Title: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA INTEGRAÇÃO ENSINO E EXTENSÃO: O CASO DO PROJETO UNIBEM DA ESCOLA DE NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
Author: QUEIROZ, AYRTON SANTOS DE; BEHLING, GUSTAVO; LUZ, JOSIANE DA; SABINO, MILEIDE MARLETE FERREIRA LEAL; GARCIA, SAMARA APARECIDA DA SILVA
Abstract: Com vistas a melhor articular os processos de ensino-pesquisa-extensão e adotar metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a direção da Escola de Negócios da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI desenvolveu, no ano de 2015, o Projeto de Extensão Unibem. O projeto é voltado à inserção em sala de aula de situações-problemas de organizações privadas, públicas ou sem fins lucrativos a fim de que os alunos estudem tais problemáticas e contribuam com a melhoria dos processos de gestão destas organizações. A metodologia do projeto propicia aos acadêmicos um ensino prático e voltado para a realidade das organizações locais, além de contribuir com a melhoria da gestão destes parceiros. Apenas ano de 2017, foram realizados 43 atendimentos a organizações que envolveram 997 alunos e 30 professores de 7 cursos de graduação diferentes, em atividades de extensão universitária. Já em 2018-1 foram envolvidos 7 cursos e 23 disciplinas, contando com a participação de 17 professores colaboradores e 513 acadêmicos no atendimento à 25 organizações parceiras. O objetivo deste artigo, descritivo, elaborado a partir de um relato de experiências é apresentar a dinâmica de funcionamento do Projeto Unibem bem como discutir os resultados quantitativos e qualitativos obtidos à luz da teoria sobre metodologias ativas e extensão universitária.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190652
Date: 2018-10-24


Files in this item

Files Size Format View
101_00171.pdf 932.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar