NOVO MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DA GESTÃO COMO REQUISITO DE QUALIDADE DO INSTRUMENTO PARA RECREDENCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

NOVO MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DA GESTÃO COMO REQUISITO DE QUALIDADE DO INSTRUMENTO PARA RECREDENCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Show full item record

Title: NOVO MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DA GESTÃO COMO REQUISITO DE QUALIDADE DO INSTRUMENTO PARA RECREDENCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Author: Ramos, Anna Cristina Pascual; Silva, Marcileide Muniz Cavalcanti de Melo
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a gestão em quanto fator preponderante de avaliação no novo instrumento para Recredenciamento das Faculdades, Centros Universitários e Universidades, publicado em outubro de 2017, integrante do Novo Marco Regulatório da Educação Superior. A análise foi realizada a partir do método da comparação do novo instrumento em relação ao instrumento de 2014, válido para avaliações institucionais até 2017. Como resultado da análise é possível evidenciar que o foco deste novo instrumento é a avaliação da capacidade de gestão de processos, pessoas e recursos por parte das IES. O novo instrumento ainda traz a gradação das notas atribuídas na avaliação in loco do MEC/INEP de acordo com o nível de sistematização, consolidação e institucionalização das ações implementadas a partir do gerenciamento das IES. A avaliação do novo instrumento ratifica a demanda pela profissionalização da gestão das IES brasileiras que devem comprovar seus processos de planejamento, controle e avaliação para subsidio da tomada de decisão e a implementação de práticas exitosas que contribuam para o desenvolvimento institucional e a melhoria da qualidade na oferta de Educação Superior
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190522
Date: 2018-10-24


Files in this item

Files Size Format View
101_00149.pdf 1.186Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar