Tensões tempos-corpos na Escuela Cubana de Ballet

DSpace Repository

A- A A+

Tensões tempos-corpos na Escuela Cubana de Ballet

Show full item record

Title: Tensões tempos-corpos na Escuela Cubana de Ballet
Author: García Rodríguez, Deysi Emilia
Abstract: Esta pesquisa foi concebida como um tecido em devir. Os fios que a tecem carregam vozes-ideias que ecoam através dos tempos numa diversidade de sonoridades que organizo em três atos . A tessitura inicia com os rumos da dança clássica, até chegar à pergunta de pesquisa: quais tensões dos tempos ecoam e é possível auscultar nos corpos que (se) constituem (no) o balé clássico em Cuba? A partir dessa questão, foram problematizadas as tensões tempos-corpos que (se) constituem (no) o balé clássico em Cuba. Para tanto, delineou-se como objetivos: compreender as particularidades da constituição da Escuela Cubana de Ballet; desvendar as relações tempos-corpos que emergem no balé clássico e as suas distinções no contexto cubano. Relações várias com diversos autores/personagens, que têm a cada momento protagonismos diferentes, foram estabelecidas. No entanto, destacam-se as vozes-ideias de S. L. Vigotsky e M. M. Bakhtin, presentes em todo o tecido, constituindo-se como os referentes fundamentais. Metodologicamente, a pesquisa aconteceu andando com as pessoas, com as vivências próprias e as experiências de outros, em relações dialógicas com o campo. Assim, emergiu a potência da aventura pelos rumos do pesquisar, destacando-se o trabalho com imagens que foram produzidas no e para o balé, mais especificamente com fotografias. Somam-se a essas imagens, como procedimentos para coleta/produção de informações, conversas/entrevistas realizadas com as/os dançarinas/os e outros profissionais da área, bem como observações que acompanharam cada um dos encontros com a dança. Foram também consideradas como material da pesquisa algumas entrevistas realizadas por outras pessoas, com bailarinos/as cubanos/as: tratam-se, essas entrevistas, de documentos públicos que, numa rede de inter(relações), me permitiram dialogar com espaços e tempos diversos. A escrita foi tecida ligando fio a fio os diálogos que emergiram dos protagonistas com os quais foram estabelecidas relações. Tecido que, longe de ser arbitrário, se organizou, seguindo as vozes-ideias de Walter Benjamin, como uma montagem cuidadosa, baseada na análise dos acontecimentos que alcancei auscultar nos espaços do balé. Uma montagem que dialoga, que se movimenta, que interage responsiva e responsavelmente com cada uma de suas partes, de os seus (re)cortes. Como resultados, constatou-se que as tensões tempos-corpos que (se) constituem (no) o balé clássico em Cuba, desvendam diálogos entre as vozes-ideias dos tempos/espaços (sociais, culturais, históricos, económicos, políticos, etc.), que vem se constituindo como tradições no devir do mundo do balé clássico , e as vozes-ideias dos tempos/espaços cubanos, que as (re)criam nas diversas maneiras de se expressarem as suas cubanidades. Como conclusão, destaca-se que seguir os rumos das tradições possibilita desvendar as múltiplas maneiras como se constituem num contexto determinado; permite também ouvir, nesse devir, os ecos dos tempos, as minúcias (in)significantes e as tensões entre vozes hegemônicas e emergentes, condição para a compreensão dos acontecimentos das culturas, das sociedades, das histórias, através das suas atualizações, (re)criações.Abstract : This investigation was conceived as a weave in process. The threads that knit them are filled with the voices-ideas that echo over time in a great diversity of sonority organized in three acts. The weave first follows the trace of classical ballet until it is possible to declare the investigation question: what tensions of time echo and is it possible to auscultate in the bodies that constitute the classical ballet in Cuba? Taking this question as a point of departure, the tensions time-bodies that constitute the classical ballet in Cuba were debated. To attain this, the following objectives were delineated: to comprehend the peculiarities of the emergence of the Cuban School of Classical Ballet; to illustrate the relationships time-bodies that emerge from the classical ballet and their distinctions in the Cuban context. Varieties of relationships were established among diverse authors/characters, whom play different leading roles in each moment. However, the voices-ideas of S. L. Vigotsky and M. M. Bajtin are the most recurring, being the fundamental sources. Methodologically, the investigation took place walking with people, based on personal and other s experiences, in dialogic relationships with the field. In that way, the power of the investigative adventure emerged, being of vital importance the work with images that were produced in and for the ballet, specifically with pictures. To those images were added as procedures for the capture/production of information, conversations/interviews with dancers and other professionals of the area, besides the observations that complemented each one of the encounters with dance. Some other materials were used to carry out this investigation, that is the case of some interviews to Cuban dancers by other specialists; interviews that are public documents and on a net of inter(relationships) allowed me to converse with diverse times and spaces. The written version is the result of the mingling of the dialogues that emerged from the leading characters with whom I established relationships. A weave that far from being arbitrary was organized following the voices-ideas of Walter Benjamin, based on the analysis of the events I succeeded to auscultate in the spaces of the ballet. A montage that communicates, moves and interacts with each one of the agents responsive and thoroughly. As outcomes, it was confirmed that the tensions time-bodies that constitute the classical ballet in Cuba and the tensions time-bodies that are constituted in the classical ballet illustrate dialogues between the voices-ideas of the time/spaces (social, cultural, historical, economic, political, etc.), that are being instituted since years ago in the course of the world of ballet and the voices-ideas of the Cuban time/spaces, which are re(created) in the different ways in which their cubanidades are expressed. As a conclusion, it is highlighted that to follow the trace of traditions makes possible to illustrate the dissimilar paths of their emergence in a certain context. It also allows hearing the echoes of time, the (in) significant trifles and the tensions between hegemonic and developing voices, required condition for the comprehension of the events of cultures, societies and histories through updating and (re)creations.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189916
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0786-T.pdf 3.599Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar