Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX

DSpace Repository

A- A A+

Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX

Show full item record

Title: Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
Author: Gomes Júnior, Elídio Louzada
Abstract: Esta investigação se insere no campo da história da educação matemática (HEM) e tem como objetivo escrutinar diferentes abordagens do algoritmo da raiz quadrada encontrados em livros didáticos de aritmética, publicados no período de 1879 a 1907. A pesquisa se apoia principalmente nas perspectivas teóricas de Wagner Rodrigues Valente relacionadas aos estudos da história da educação matemática, nas contribuições de Alain Choppin sobre categorizações históricas de livros didáticos e finalmente no conceito denominado de vulgata inaugurado por André Chervel. Utilizando o Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina, foram analisadas oito obras didáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os autores das obras analisadas abordaram o algoritmo da raiz quadrada de pelo menos duas distintas formas. Esse conteúdo é majoritariamente tratado como separado das operações fundamentais, associado à “potência” ou em apêndices.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189358
Date: 2018-06-13


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Elidio Louzada Gomes Junior.pdf 3.708Mb PDF View/Open TCC - Elídio Louzada Gomes Júnior

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar