Title: | Implantação de módulos educacionais para circuitos elétricos e eletrônicos em universidades brasileiras no âmbito do projeto VISIR+ |
Author: | Pereira, Josiel |
Abstract: |
Laboratórios remotos têm tido uma grande expansão a partir das novas tecnologias da informação e comunicação, que permitem que este tipo de solução se torne cada vez mais popular. Os mesmos provêem flexibilidade e diminuição de custos, além de permitir que os estudantes realizem atividades práticas sem restrição de tempo e espaço. Devido ao alto índice de evasão e baixo ingresso na área de engenharia, é necessário que soluções atuem de modo a motivar o ingresso e manter estudantes nestes cursos. Dentre os laboratórios remotos que tem como finalidade oferecer uma solução para estudantes de engenharia poderem realizar práticas de circuitos elétricos e eletrônicos, podemos citar o VISIR. O objetivo deste trabalho é relatar a instalação e configuração de uma instância do VISIR no Laboratório de Experimentação Remota, na Universidade Federal de Santa Catarina e sua utilização na instituição e instituições parceiras associadas no âmbito do projeto VISIR+. Em relação aos procedimentos metodológicos adotados, este trabalho pode ser classificado como pesquisa aplicada, utilizando o método de pesquisa qualitativa, e quanto aos objetivos como pesquisa exploratória, adotou como procedimento estudo de caso. A pesquisa foi dividida em três etapas; planejamento, execuçãoe análise. Sendo apresentado como resultados a descrição dos equipamentos e instalação no laboratório de experimentação remota, comparação com outras instâncias do VISIR já instaladas, entre outros aspectos relacionados a implantação e utilização da instância dentro do projeto VISIR+. Dessaforma encontrando potenciais para aperfeiçoamento da plataforma e pontos positivos na utilização do laboratório remoto como um recurso didático. Abstract : Remote laboratories have had a great expansion parting from the new information and communication technologies, which allow this type of solution to become increasingly popular. They provide flexibility and cost effectiveness, allowing students to carry out practical activities without restriction of time and space. Due to the high dropout and low enrollment rates in the engineering area, it is necessary that solutions act in order to motivate the entry and keep students in these courses. Among the remote laboratories which purpose is to offer a solution for engineering students to be able to carry out electrical and electronic circuits practices, we can mention VISIR. The objective of this work is to report the installation and configuration of an instance of VISIR in the Remote Experimentation Laboratory, at the Federal University of Santa Catarina, and its use in the institution and partner institutions involved in the VISIR + project. In relation to the methodological procedures adopted, this work can be classified as applied research, using the qualitative research method, and objectives as an exploratory research, adopted as a case study procedure. The research was divided into three stages; planning, execution and analysis. Are presented as results the description of the equipments and installation in the remote experimentation laboratory, comparison with other VISIR instances already installed, among other aspects related to the deployment and use of the instance within the VISIR + project. In this way finding potential for improvement of the platform and positive points in the use of the remote laboratory as a didactic resource. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189331 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0026-D.pdf | 5.232Mb |
View/ |