Title: | O ensino de Física e os transtornos de aprendizagem: uma análise sobre a dislexia |
Author: | Alves, Luiz Marcelo |
Abstract: |
RESUMO No presente trabalho apresentamos uma análise sobre a presença de estudos que abordem o assunto da dislexia no ensino de ciência, mais especificamente em física, presente nos eventos: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) de 2009 à 2017, Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) de 2009 à 2017 e Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) de 2008 à 2016. Com a escolha de algumas palavras-chave que rementem ao ensino inclusivo de alunos disléxicos ou com outro transtorno, montamos um quadro para cada evento onde podemos verificar a quantidade de trabalhos em cada um. A dislexia é uma realidade dentro da sala de aula, seja do ensino fundamental, médio ou superior e sendo assim não deve ser negligenciada pelos docentes que se deparam com esses indivíduos, nesse sentido é preciso que se tenham políticas e ações inclusivas que complementem a formação do professor, uma vez que a universidade nos fornece um ensino amplo e abrangente, e não tem como foco principal esses pontos específicos da prática docente. Verificamos com esta pesquisa que não foram publicados trabalhos nesse contexto nos eventos do período selecionado, o que desperta nossa preocupação. Por fim indicamos baseado nos portais e literatura da área ações que podem ajudar o professor nessa interação com o aluno disléxico, ainda que de forma preliminar. Muito ainda precisa e deve ser feito, a fim de proporcionar uma educação digna para esses alunos. Palavras-chave: Dislexia, Ensino de Física, Ensino Inclusivo. ABSTRACT In this assignment we present an analysis over the presence of studies that approach the dyslexia subject in science teaching, specifically in physics, present in the events: SNEF (National Symposium of Physics Teaching), ENPEC (National Meeting of Research in Science Education) and EPEF (Research Meeting in Physics Teaching). Using a list of chosen keywords which refer to inclusive education of scholars who have some limitation, we assembled a chart for each event, whereby we could check the quantity of works presented to each one, all works with their respective links are listed at the end of this monograph. Dyslexia is a reality in the classroom be it primary, high or higher education and so being, it shouldn´t be neglected by the teachers who come across these individuals, in this sense it is necessary that there be inclusive policies and actions which supplement the teacher training, seeing that university provides us with a broad and comprehensive teaching, but still cannot account for specific points of the teaching practice. We conclude with this research that no papers were published in this context in the events of the selected period, which arouses our concern. Finally we indicate based on portals and literature in the area, actions that can help the teacher in this interaction with the dyslexic student, albeit in a preliminary form. Much still needs to be done in order to provide a decent education for these students. Keywords: Dyslexia, Physics Teaching, Inclusive Teaching. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189274 |
Date: | 2018-08-02 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC Luiz Marcelo DISLEXIA.pdf | 1.370Mb |
View/ |