Title: | Grupo de gestantes e/ou casais grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina: 20 anos de história (1996-2016) |
Author: | Vieira, Amanda Nicácio |
Abstract: |
O Grupo de Gestantes e/ou Casais Grávidos, cenário deste estudo, é uma atividade educativa desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina como projeto de extensão do departamento de enfermagem, articulada ao ensino e pesquisa. Suas atividades começaram em 1996 por iniciativa de professoras do departamento de enfermagem juntamente com profissionais de saúde do Hospital Universitário de Santa Catarina. O grupo é dirigido às gestantes e acompanhantes atendidos em rede pública de saúde ou privada. Devido a consolidação dessa atividade ao longo dos anos e sua importância para sociedade e comunidade acadêmica, optou-se por desenvolver esta investigação com o objetivo de: Compreender como se constituiu o processo de construção do Grupo de Gestantes e/ou Casais Grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina (1996-2016). Pesquisa qualitativa de cunho histórico-social com fontes documentais e orais. As fontes orais foram 11 participantes, sendo coordenadoras do grupo de gestantes, bolsistas e profissionais de saúde, que atuaram/atuam no grupo no período de 1996 a 2016. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade através do parecer 2.143.673/2017 e CAAE 62242816.0.0000.0121. A técnica de análise de dados realizada foi análise de conteúdo inspirada na Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. Os resultados mostram que o grupo teve forte influência das políticas públicas da época (1996) e da filosofia assistencial da maternidade do Hospital em 1995. Seu planejamento e execução de atividades tiveram como objetivo formar um espaço educativo, gratuito, com troca de experiência mútua e aberto a comunidade. Ele vem ao encontro de princípios teóricos de Orem que busca a ensinar o outro a desenvolver requisitos de autocuidado e identificar a necessidade do indivíduo procurar ajuda quando necessário. As atividades desenvolvidas são diversas, sendo satisfatórias e prazerosas para os profissionais de saúde envolvidos. Elas integram o Sistema de Apoio-Educação de Orem, envolvendo o trabalho interdisciplinar entre os profissionais de saúde, fortalecimento da maternidade/paternidade e formação de vínculo, conhecimento dos direitos reprodutivos, envolvimento do acompanhante (principalmente da figura masculina). Além disso, formam um rico espaço para a formação e desenvolvimento profissional de alunos e profissionais de saúde. Como práticas de saúde, influenciam o parto normal, a amamentação, a autoconfiança da mulher e do seu parceiro e o empoderamento no processo de gestar e parir. Identificou-se a importância na formação da nova família buscando o envolvimento do casal/família e a troca de experiência entre as partes envolvidas, guiados pelos métodos de ajudas de Orem. A inclusão de um acompanhante de livre escolha nos encontros é estimulada desde seu início, progredindo e se fortalecendo após a criação da lei do acompanhante. Junto a isso, o grupo também estimula o autocuidado e incorpora na gestante e seu acompanhante o empoderamento sob a escolha do parto, autoconhecimento e processo de apoio entre o casal. Nesse sentido, observa-se a relevância e importância das atividades desenvolvidas no Grupo de Gestantes e/ou Casais Grávidos em conjunto com os profissionais de saúde, gestantes e comunidade acadêmica e social para a prática assistencial humanizada e de qualidade. Abstract : The Group of Pregnant Women and/or Couples, background of this article, is an educational activity performed by the Universidade Federal de Santa Catarina as a community project from the Nursing Department, also including education and research topics. Its activities started in 1996 by some Nursing Department teachers will with other healthcare providers of the Hospital Universitario de Santa Catarina. The group has as focus the pregnant women and theirs companions attended in either public or private health facilities. Due the stability of this activity until nowadays and its importance for society and university community, it was decided to develop this investigation article with the objective of understanding how the process of creation of the Group of Pregnant Women and/or Couples of the Universidade Federal of Santa Catarina (1996-2016) occurred. This is a qualitative research with historic/social nature, using documentary and vocal sources. For the vocal sources, it were invited 11 participants: leaders of the group, healthcare providers and scholarship students, which act/acted in the group between 1996 and 2016. The Ethic Committee for Researches with Human Beings of the university approved the research by the document 2.143.673/2017 and CAAE 62242816.0.0000.0121. The data analysis technique used was the content analysis based on Self-care Theory of Dorothea Orem. The results show the group had heavy influence of the public policies of that time (1996) and the care philosophy of the maternity hospital in 1995. Its activities planning and execution has as goal to build an educational, unpaid space, with experience exchanges and open to the community. This group follows the principles of Orem, which search for teaching to one another the abilities to develop the self-care and to identify the moment to search help when needed. There are many activities developed by the group, always enjoyable and satisfactory to the healthcare providers involved. These activities are part of the Orem s Support/Education System, covering the interdisciplinary work between healthcare providers, the fortification of motherhood/fatherhood, and the generation of bond, the understanding of reproductive rights,involvement of the companions (especially the men). Besides that, these activities also provides an important space for generation and professional development of students and healthcare providers. Like health practices, these activities influence on the natural birth, the breast-feeding, the women and their companion s self-confidence, and the empowerment in pregnant and birth processes. It was identified the importance of the group s activities in the family building process, looking for the couple/family involvement and the experience exchanges between people involved, guided by the help methods of Orem. The inclusion of a chosen companion in the meetings is encouraged since the beginning, progressing it and strengthening it after the creation of Company s Law. Next to this, the group also stimulate the self-care and incorporate the empowerment about the choices in the birth moment to the pregnant woman and her companion, besides influencing the self-knowledge and the support process of the couple. According this, it s possible to notice the relevance and importance of the activities developed in the Group of Pregnant Women and/or Couples together with healthcare providers, pregnant women, and the society and university community, to a humanized and quality care practices. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189162 |
Date: | 2017 |
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PNFR1032-D.pdf | 2.154Mb |
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