Educação para a cidadania global na formação de enfermeiros: um estudo de caso

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Title: Educação para a cidadania global na formação de enfermeiros: um estudo de caso
Author: Danielski, Kellin
Abstract: A Educação para a Cidadania Global surgiu como estratégia e promovida como uma política da UNESCO para a construção de uma sociedade e um mundo mais justos, pacíficos, tolerantes, seguros e sustentáveis. A educação nesse sentido ultrapassa o conhecimento, sendo necessário desenvolver habilidades, valores e atitudes no processo de ensino e aprendizagem por meio de uma pedagogia transformadora. Além disso, práticas de ensino e aprendizagem são estimuladas para que o aluno se perceba dentro de um mundo globalizado e são independentes, interativas, culturalmente responsáveis, centradas no aluno, alinhadas com objetivos de aprendizagem, num contexto de escola/sala de aula respeitosa, inclusiva, aliada às necessidades reais e aplicáveis a diversos contextos. Esta pesquisa buscou analisar como a educação para uma cidadania global está presente em um curso de Graduação em Enfermagem, com referencial crítico, criativo e reflexivo fundamentada em Paulo Freire (2006; 2014) e na política de ECG/UNESCO. Caracteriza-se como estudo de caso, com coleta de dados realizada no período de abril a maio de 2017. Participaram da pesquisa diretores, docentes enfermeiros e alunos de um Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada por análise documental, entrevista e questionário. A análise de dados foi guiada segundo o proposto por Stake (2012; 2013a; 2013b). Com o corpus da pesquisa foram elaboradas as categorias intituladas e apresentadas em seus respectivos manuscritos: Formação em Enfermagem por Competências para uma Educação para Cidadania Global; Tecnologias de Informação e Comunicação para uma Educação para Cidadania Global; Solidariedade e Pedagogia Transformadora como princípios da Educação para Cidadania Global; Avaliação na Educação em Enfermagem para uma Educação para Cidadania Global. Os resultados demonstraram que a Instituição de Ensino Superior e docentes precisam criar um ambiente favorável para o aprendizado, seja presencialmente ou no ciberespaço, com espaços físicos ou virtuais, estratégias ativas de aprendizagens físicas, ou o uso de mídias sociais virtuais e/ou outras Tecnologias de Informação e Comunicação, com professores capacitados críticos, criativos, reflexivos e preparados para ensinarem e promoverem o desenvolvimento de competências midiáticas e informacionais nos seus alunos. Os docentes precisam conceber a criatividade, criticidade e a reflexão para uma aprendizagem significativa efetivada por meio de estratégias ativas como a problematização, sendo que há a presença de uma pedagogia tradicional em transição para uma pedagogia transformadora e uma avaliação por competências. A Instituição de Ensino Superior investigada possui um contexto de formação local, com uma inserção comunitária com a realização de ações sociais das quais se destacam a solidariedade e a responsabilidade social. Ao final, considera-se a tese de que a formação superior em Enfermagem pode ser um espaço constituinte de uma Educação para a Cidadania Global.Abstract : Education for Global Citizenship emerged as a stratety and a politician promoted by UNESCO for building a more just, peaceful, tolerant, secure and sustainable society and world. Education in this sense goes beyond knowledge, and it is necessary to develop skills, values and attitudes in the process of teaching and learning through a transformative pedagogy. In addition, teaching and learning practices are encouraged so that students perceive themselves within a globalized world and are independent, interactive, culturally responsible, student-centered, aligned with learning objectives, in a respectful school / classroom context, inclusive, allied to the real needs and applicable to diverse contexts. This research sought to analyze how education for a global citizenship is present in a Nursing Undergraduate course, with a critical, creative and reflective reference. It is characterized as a case study, with data collection performed from April to May 2017. Participating in the research were directors, teachers, nurses and students of an undergraduate course in Nursing. Data collection was performed through documentary analysis, interview and questionnaire. Data analysis was guided by the theory proposed by Stake (2012; 2013a; 2013b). Among the theoretical references is Freire (2006; 2014). With the corpus of the research were elaborated categories titled and presented in their respective manuscripts: Training in Nursing by Competences for an Education for Global Citizenship; Information and Communication Technologies for Global Citizenship Education; Solidarity and Transformative Pedagogy as principles of Education for Global Citizenship; Evaluation in Nursing Education for an Education for Global Citizenship. We have as results that the Institution of Higher Education and teachers need to create a favorable environment for learning, either in person or in cyberspace, with physical or virtual spaces, active strategies of physical learning, or the use of virtual social media and / or other Technologies Information and Communication, with qualified, creative, reflexive and prepared teachers to teach and promote the development of media and informational skills in their students. Teachers need to conceive creativity, criticism and reflection for meaningful learning carried out through active strategies such as problematization, with the presence of a traditional pedagogy in transition to a transformative pedagogy and an assessment of competencies. The Institution of Higher Education investigated has a context of local formation, with a community insertion with the accomplishment of social actions of which stand out the solidarity and the social responsibility. At the end, it is considered the thesis that the higher education in Nursing can be a space constituent of an Education for Global Citizenship.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189151
Date: 2017


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