A gestão do conhecimento aplicada às atividades acadêmicas da Faculdade Capivari

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Título: A gestão do conhecimento aplicada às atividades acadêmicas da Faculdade Capivari
Autor: Pacheco, Fernando
Resumo: A presente pesquisa tem, como objetivo geral, avaliar como as práticas de gestão do conhecimento podem contribuir para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da Faculdade Capivari. Participaram da pesquisa 83 (oitenta e três) sujeitos, sendo 2 (dois) diretores estratégicos, 11 (onze) colaboradores administrativos, 23 (vinte e três) docentes e 47 (quarenta e sete) discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, do 7º e 8º semestres. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa/quantitativa, de natureza aplicada, e os procedimentos para coleta de dados foram pesquisa bibliográfica, estudo de caso e documental. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado (pela escala Likert), sendo aplicado com os diretores, colaboradores administrativos, docentes e discentes; e, para os diretores estratégicos, utilizou-se também um roteiro de entrevista semiestruturada, bem como a observação participante. Foi necessário identificar os processos de gestão, ensino, pesquisa e extensão da Faculdade Capivari, o que permitiu analisar a percepção da comunidade acadêmica quanto às práticas de Gestão do Conhecimento, e propor as ações às práticas relacionadas à análise. Dos resultados alcançados, foi possível demonstrar que a Faculdade, objeto de estudo, está alinhada com as práticas gerenciais da Gestão do Conhecimento, subdivididas nas sete dimensões propostas por Terra (2005) em apoio à materialização e potencialização do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo que o sucesso das iniciativas voltadas à Gestão do Conhecimento está condicionado à capacidade e habilidade da organização em promover a contínua institucionalização do conhecimento, a partir do regaste do conhecimento originado do indivíduo para a posterior retenção (por meio da socialização, explicitação, combinação e internalização) em sua memória organizacional, utilizando, para tanto, de processos que iniciam com a criação e terminam com a utilização do conhecimento.Abstract : The present research had as general objective to evaluate how the practices of knowledge management can contribute to the development of the academic activities of the Capivari College. A total of 83 (eighty-three) subjects were included, of whom 2 (two) were directors, 11 (eleven) administrative employees, 23 (twenty-three) professors and 47 (forty-seven) and 8th semester. It is a qualitative / quantitative study, of an applied nature and the procedures for data collection were bibliographical, case study and documentary. As a tool for data collection, a structured questionnaire (using the Likert scale) was used, being applied with the directors, administrative employees, teachers and students; and for the strategic directors a semi-structured interview script was used as well as participant observation. It was necessary to identify the management, teaching, research and extension processes of the Faculdade Capivari, in which it allowed to analyze the perception of the academic community regarding the practices of Knowledge Management, and to propose the actions to practices related to the analysis. From the results obtained, it was possible to demonstrate that the Faculty, object of study, is aligned with the management practices of Knowledge Management, subdivided in the seven dimensions proposed by Terra (2005) in support of materialization and potentialization of the principle of indissociability between teaching, research and extension. Since the success of initiatives aimed at Knowledge Management is conditioned by the organization's capacity and ability to promote the continuous institutionalization of knowledge, based on the knowledge flow originated from the individual, for later retention (through socialization, explicitation, combination and internalization) in their organizational memory, using processes that start with creation and end with the use of knowledge.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189126
Data: 2017


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