Title: | Autogestão no serviço público: uma análise de oportunidades para o desenvolvimento de práticas autogestionárias em uma universidade federal |
Author: | Beck, Gabriela Guichard de Lima |
Abstract: |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a gestão de alguns Centros de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina com o intuito de verificar a existência de oportunidades para o desenvolvimento de práticas autogestionárias. Para a realização de tal pesquisa foram utilizadas como amostras três equipes das coordenadorias administrativas de Direções de Centros de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Nessa perspectiva, a autogestão aparece como uma proposta de emancipação dos trabalhadores na medida em que esses conseguem, sem a presença da hierarquia, exteriorizar suas personalidades e aptidões profissionais. No trabalho autogestionário, o profissional passa do estado de trabalhador alienado para um enriquecido, autônomo, no qual o mesmo passa a ser responsável pela sua produção. A natureza desta pesquisa foi básica, classificou-se como quali-quanti. Quanto aos fins, possuiu caráter explicativo, e quanto aos meios, foi um estudo de caso. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental, além de questionários e entrevistas. E no que tange à análise dos dados, foi utilizada predominantemente a análise de conteúdo. Essa análise foi realizada através de categorias e subcategorias de análise, as quais foram estabelecidas com base nos princípios da autogestão. No que tange aos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a autogestão ainda é um termo pouco difundido entre os sujeitos da amostra. Também se confirmou a existência de espaços para o desenvolvimento de práticas autogestionárias, apesar de os princípios da burocracia ainda estarem fortemente presentes em alguns locais. Por fim, salienta-se que esse processo passa, sem dúvida, primeiramente pela gestão participativa. Abstract : This research has as the main objective to analyze the management of some teaching centers of the Federal University of the state of Santa Catarina, BR. (UFSC) to verify the possibilities and opportunities for the development of self-management practices. For the accomplishment of such research, three teams of the administrative coordination of direction areas of Teaching Centers of the Federal University of Santa Catarina were analysed. In this perspective, self-management comes up as a proposal of the workers emancipation as they manage, without the hierarchy been present , to externalize their personalities and professional skills. In self-managed work, the professional moves from an alienated worker to an enriched, autonomous one, in which he becomes responsible for his production. The nature of this research was basic and classified as quali-quanti. According to the finality, it had explanatory character, and for the purposes, it was a case study. As for the instruments of data collection, bibliographical and documentary research was used, as well as questionnaires and interviews. For data analysis, content analysis was predominantly used. This analysis was carried out through categories and subcategories of analysis, which were established based on the principles of self management.Regarding the results of this research, it was possible to identify that self-management is still a very unusual term among the sample subjects. There were also confirmed the existence of spaces for the development of self-management practices, although the bureaucracy principles are still strongly present in some places. Finally, it should be pointed out that this process must be developed, first, by the participative management. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189111 |
Date: | 2017 |
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PCAD1037-D.pdf | 1.513Mb |
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