O lúdico, a dança brasileira forró pé de serra, a educação física e a escola: relações e contradições

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O lúdico, a dança brasileira forró pé de serra, a educação física e a escola: relações e contradições

Mostrar registro completo

Título: O lúdico, a dança brasileira forró pé de serra, a educação física e a escola: relações e contradições
Autor: Santos, Flávia Silva dos
Resumo: A presente pesquisa aborda as dificuldades e possibilidades no ensino da dança (o processo pedagógico) a partir do lúdico e da Dança Brasileira Forró pé de serra para se trabalhar na escola tendo como referência principal a experiência realizada no projeto de extensão desenvolvido no Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pontuamos as relações entre as teorizações encontradas na literatura publicada e as contradições com a nossa prática. De modo que conhecermos porque atividade lúdica de certa forma é desconhecida e insuficientemente utilizada, apesar de se constituir uma possibilidade de educação de promoção humana (transformadora). Isso tudo compôs-se em nossa problemática. Fizemos uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. As elaborações fundamentais foram conseguidas a partir da concepção do materialismo histórico dialético. Levantamos dados empíricos em um campo constituído por relatórios das aulas dadas, relatórios anuais do projeto de extensão, livros e pesquisas publicadas sobre o assunto em geral, dentre outras fontes. A análise foi elaborada a partir de categorias elaboradas teoricamente a priori e a posteriori. Constatamos algumas dificuldades, a mais frequente foi a que diz respeito a formação de professores de educação física dirigida à área da dança. A avaliação por sua comunidade foi a de se apresentar frágil, superficial e diminuta. Na conexão com a atividade lúdica identificamos uma lacuna tanto de ordem conceitual quanto de ordem prática. Foram perceptíveis os preconceitos em relação à atividade lúdica que a subtendem como uma atividade marginal e fora do processo pedagógico. Vale dizer, o vazio conceitual é nítido e, na prática, tratam o assunto pelo senso comum, caracterizando a atividade lúdica como uma coisa menor e de fácil manejo, ou seja, os nexos pedagógicos são desconhecidos. Portanto, precisamos preencher essas lacunas por meio de estudos e pesquisas orientados para a fundamentação da prática pedagógica. A incoerência pedagógica desta visão esconde as ricas possibilidades de o lúdico proporcionar uma prática pedagógica situada pelo compromisso sócio histórico de uma educação transformadora e para a emancipação dos seres humanos em sua possibilidade crítica.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188812
Data: 2018-06-29


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
FLAVIA_MONOGRAFIA.pdf 1.427Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar