A Musicalização na Educação Física e as possibilidades de "Se-movimentar"

DSpace Repository

A- A A+

A Musicalização na Educação Física e as possibilidades de "Se-movimentar"

Show full item record

Title: A Musicalização na Educação Física e as possibilidades de "Se-movimentar"
Author: Jesus, Josiane Ribeiro de
Abstract: O presente estudo trata das relações e possibilidades da musicalização no “se-movimentar” de crianças, com a perspectiva de contribuir pedagogicamente para o ensino da Educação Física e a percepção de como a musicalização pode influenciar no movimento corporal. O trabalho toma por base a Teoria Crítico-Emancipatória proposta por Elenor Kunz. O trabalho almeja refletir sobre o vivenciar de sensações e o desenvolvimento da sensibilidade e percepção corporal com enfoque na musicalidade, a partir da experiência no campo de estágio com crianças do 4º ano de uma escola pública de Florianópolis-SC. Metodologicamente o trabalho se caracteriza por uma abordagem qualitativa de cunho exploratório que tem como método de análise dos dados a análise de conteúdo de Bardin (2011). Para tanto, foi utilizado o diário de campo de observações contido no relatório desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Física I, entrevista semi-estruturada com a professora regente da turma e treze planos de aula realizados durante o estágio. A consideração desse diálogo música, corpo e movimento possibilitou a descoberta de outros horizontes pedagógicos no âmbito da Educação Física. Palavras chave: Musicalização, Educação Física Escolar, “Se-movimentar”.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188801
Date: 2018-06-26


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_ final.pdf 1.168Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar