Title: | Mediação dos pais na interação criança-natureza |
Author: | Peres, Patrícia Maria Schubert |
Abstract: |
A interação da criança com a natureza pode ser mediada por comportamentos parentais orientados por atitudes e motivações parentais. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender as relações entre comportamentos, atitudes e motivações parentais frente às affordances acessadas pelas crianças na natureza e os hábitos de uso de espaços abertos de lazer. Participaram da pesquisa 72 pais de crianças na faixa etária dos 6 aos 9 anos de idade, cuja média de idade foi de 38 anos e 2 meses. Metade dos participantes era do sexo feminino e a maioria declarou estar casada (n=42), ser residente na cidade de Florianópolis (n=59) e morar em casa (n=40). A pesquisa foi realizada em duas etapas: Observação Direta e Indireta dos Comportamentos Parentais. Na primeira etapa, utilizou-se um protocolo de observação e, na segunda etapa, utilizou-se um questionário autoaplicado contendo 16 perguntas fechadas e duas escalas de atitude parental. As escalas atitudinais foram Atitude Parental para com a Natureza (APN) e Atitude Parental para com a Criança na Natureza (APCN). Os dados da observação direta e indireta foram analisados por meio de estatísticas descritivas e relacionais. Os resultados são apresentados no formato de artigos, sendo que dois deles são relacionados ao método e os outros dois relacionados aos dados coletados nas etapas da pesquisa. Identificaram-se três perfis de comportamentos parentais nas affordances acessadas pelas crianças na natureza, sendo eles: Monitor, Participativo e Facilitador. Verificou-se que o perfil Facilitador foi o mais frequentemente observado e foram encontradas relações estatisticamente significativas dos perfis de comportamentos com quatro elementos da natureza (gramado, árvore, barranco e objetos soltos). Foram observados no sistema familiar os hábitos de uso de espaços abertos de lazer com natureza por crianças caracterizando-se por visitas semanais a lugares localizados a mais de 2 km das residências familiares como praia, parque urbano e reserva florestal e, com uma tendência de ter quase sempre o acompanhamento das mães. A maioria dos cuidadores identificou a disponibilidade de tempo como a principal barreira de saída para usufruir do contato com a natureza. As atitudes parentais (APN e APCN) mostraram-se positivamente relacionadas entre si e sustentadas por conhecimento compartilhado, principalmente, na mídia digital e em conversas face a face. Foram identificadas três motivações que orientam a APN que são desejo de proximidade , oportunidades de uso e da experiência indireta à direta na natureza e, três motivações para a APCN, que são benefícios ao desenvolvimento , riscos à segurança e repercussões desfavoráveis . Os resultados permitem ressaltar que os comportamentos parentais tornam-se qualidades psicológicas que integradas às affordances da natureza podem, potencialmente, oferecer diferentes experiências de interações dos pais com as crianças. Além disso, o uso de espaços abertos de lazer com natureza dá-se dependente do acompanhamento e da disponibilidade parental e o incentivo ao uso desses espaços pode dar-se por programas de divulgação de conhecimento através de fontes midiáticas como a internet e intervenções pedagógicas e, em grupo, em espaços abertos com natureza. Abstract : The child´s interaction with nature can be mediated by parental behaviors oriented by parental attitudes and motivations. This research aimed to understand the relationship between parental behaviors, attitudes and motivations regarding affordances accessed by children in nature and the habits of children´s use of leisure open spaces with nature. Seventy two parents of children between the ages of 6 and 9 years old, whose average age was 38 years and 2 months, half represented by female participants, most declared married (n = 42), resident in the city of Florianópolis (n = 59) and living in residences (n = 40). The research was carried out in two stages: Direct Observation of Parental Behaviors and Indirect Observation of Parental Behaviors. In the first stage, an observation protocol was used and, in the second stage, a self-administered questionnaire was used, consisting of 16 closed questions and two parental attitude scales. The attitudinal scales were Parental Attitude for Nature (APN) and Parental Attitude for the Child in Nature (APCN). Direct and indirect observation data were analyzed through descriptive and relational statistics. The results are presented in 4 articles, two of which are related to the method and the other two are related to the data collected in the resarching stages. Three profiles of parental behaviors were identified in the affordances accessed by children in nature: Monitor, Participant and Facilitator. The Facilitator profile was the most frequently observed and statistically significant relationships were found between the behavioral profiles and the natural elements (lawn, tree, slope and loose natural objects). In the family system, the habits of children´s use of leisure open spaces with nature was characterized by weekly visits to places located more than 2 km from family residences such as beach, urban park and forest reserve and, with a tendency to be most always accompanied by mothers. Most caregivers identified availability to accompany their children as the main barrier of leaving for contact with nature. Parental attitudes (APN and APCN) were positively related to each other and supported by shared knowledge from digital media and face-to-face conversations. Three motivations that oriented APN were "desire for proximity", "use opportunities" and "from indirect to direct experience in nature" and three motivations were identified for the APCN, which were "developmental benefits", "security risks "and" unfavorable repercussions". The results show that parental behaviors become psychological qualities that integrated into nature´s affordances may potentially offer different experiences of parent interactions with children. In addition, the use of leisure open spaces with nature is dependent on the monitoring and parental availability and, that, the incentive to use these spaces can occur through programs of knowledge dissemination by media sources such as the internet and pedagogical group interventions in open spaces with nature. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188786 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPSI0772-T.pdf | 1.682Mb |
View/ |