O greenwashing na sociedade de hiperconsumo: análise da proteção jurídica conferida pelo ordenamento brasileiro face à prática da publicidade enganosa ambiental
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Leite, José Rubens Morato |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Beatriz Andréa Faria Machado Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2018-07-26T18:23:00Z |
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dc.date.available |
2018-07-26T18:23:00Z |
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dc.date.issued |
2018-06-26 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188657 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
presente trabalho tem como objetivo analisar qual é a tutela jurídica conferida pelo ordenamento jurídico brasileiro face à prática do greenwashing, bem como examinar e contextualizar a relação da referida prática com a crise ambiental e a sociedade de hiperconsumo, frutos dos reflexo dos preceitos do paradigma cartesiano. Para tanto, traça-se, inicialmente, uma perspectiva geral da relação estabelecida entre homem e meio ambiente, com especial ênfase ao paradigma cartesiano. Em sequência, apresenta-se a sociedade hiperconsumo, bem como de que forma o consumismo exacerbado praticado no contexto contemporâneo acarreta a crescente destruição do meio ambiente. Seguidamente, examina-se o surgimento da necessidade de adoção de um novo paradigma que possa adequar-se à consciência coletiva de que os recursos naturais estão se esgotando por conta da ação humana predatória. Por fim, conceitua-se o greenwashing e faz-se uma análise da tutela jurídica desse fenômeno no direito brasileiro, perpassando a propositura do MI nº 4766-DF, o Código de Defesa do Consumidor e o Conselho de Autorregulamentação Publicitária. Ademais, a fim de demonstrar de que modo o Estado e a sociedade atuam na coibição da prática do greenwashing, apresentam-se casos julgados pelo referido conselho e um caso jurisprudencial icônico: o caso Monsanto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
82 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Greenwashing. Publicidade Enganosa. Crise Ambiental. Sociedade de Hiperconsumo. |
pt_BR |
dc.title |
O greenwashing na sociedade de hiperconsumo: análise da proteção jurídica conferida pelo ordenamento brasileiro face à prática da publicidade enganosa ambiental |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Venâncio, Marina Demaria |
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