O greenwashing na sociedade de hiperconsumo: análise da proteção jurídica conferida pelo ordenamento brasileiro face à prática da publicidade enganosa ambiental

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O greenwashing na sociedade de hiperconsumo: análise da proteção jurídica conferida pelo ordenamento brasileiro face à prática da publicidade enganosa ambiental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Leite, José Rubens Morato
dc.contributor.author Oliveira, Beatriz Andréa Faria Machado Oliveira
dc.date.accessioned 2018-07-26T18:23:00Z
dc.date.available 2018-07-26T18:23:00Z
dc.date.issued 2018-06-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188657
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. pt_BR
dc.description.abstract presente trabalho tem como objetivo analisar qual é a tutela jurídica conferida pelo ordenamento jurídico brasileiro face à prática do greenwashing, bem como examinar e contextualizar a relação da referida prática com a crise ambiental e a sociedade de hiperconsumo, frutos dos reflexo dos preceitos do paradigma cartesiano. Para tanto, traça-se, inicialmente, uma perspectiva geral da relação estabelecida entre homem e meio ambiente, com especial ênfase ao paradigma cartesiano. Em sequência, apresenta-se a sociedade hiperconsumo, bem como de que forma o consumismo exacerbado praticado no contexto contemporâneo acarreta a crescente destruição do meio ambiente. Seguidamente, examina-se o surgimento da necessidade de adoção de um novo paradigma que possa adequar-se à consciência coletiva de que os recursos naturais estão se esgotando por conta da ação humana predatória. Por fim, conceitua-se o greenwashing e faz-se uma análise da tutela jurídica desse fenômeno no direito brasileiro, perpassando a propositura do MI nº 4766-DF, o Código de Defesa do Consumidor e o Conselho de Autorregulamentação Publicitária. Ademais, a fim de demonstrar de que modo o Estado e a sociedade atuam na coibição da prática do greenwashing, apresentam-se casos julgados pelo referido conselho e um caso jurisprudencial icônico: o caso Monsanto. pt_BR
dc.format.extent 82 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Greenwashing. Publicidade Enganosa. Crise Ambiental. Sociedade de Hiperconsumo. pt_BR
dc.title O greenwashing na sociedade de hiperconsumo: análise da proteção jurídica conferida pelo ordenamento brasileiro face à prática da publicidade enganosa ambiental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Venâncio, Marina Demaria


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TCC - BEATRIZ MACHADO.pdf 996.8Kb PDF View/Open

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