Avaliação do comportamento mecânico e reológico de mistura asfáltica com adição de 20% de material fresado - RAP

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Avaliação do comportamento mecânico e reológico de mistura asfáltica com adição de 20% de material fresado - RAP

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Title: Avaliação do comportamento mecânico e reológico de mistura asfáltica com adição de 20% de material fresado - RAP
Author: Pérez Canchanya, Job
Abstract: No Brasil, a maior parte do transporte de passageiros e de cargas é realizada por meio do sistema rodoviário, cerca do 97% das rodovias são de pavimentos tipo flexíveis e a estrutura é dimensionada para um período de projeto de 10 anos. Com a finalidade de garantir as condições de circulação, conforto, segurança e economia, rotineiramente organismos do governo federal, estadual e prefeituras realizam os serviços de manutenção e restauração rodoviária. Com a execução desses serviços, gera-se um grande passivo ambiental de resíduos que, em sua maioria, não tem um destino final ambientalmente adequado. Um dos grandes passivos desses serviços são os resíduos oriundos da fresagem do revestimento asfáltico RAP (Reclaimed Asphalt Pavement). Nessas intervenções adota-se o mecanismo de fresagem do revestimento asfáltico do pavimento, procedimento que consiste na retirada e fragmentação, parcial ou total da camada antiga do revestimento feita por uma fresadora asfáltica. No Brasil a grande maioria das entidades públicas como também empresas do setor privado, fazem pouca ou nenhuma utilização do RAP. No melhor dos casos, este material é utilizado na estabilização de camadas de sub-base ou até de bases. No caso da prefeitura de Florianópolis, o material fresado das vias urbanas é transportado até um depósito de materiais da Companhia de Melhoramentos da Capital (COMCAP), onde é guardado para sua pós utilização em estradas não pavimentadas, onde o material fresado é espalhado na superfície atuando como Anti-pó. Algumas vezes, o material fresado acaba infelizmente nos depósitos ou bota fora, sendo inutilizados, constituindo-se dessa maneira num grande agente que atenta contra o meio ambiente. Desde a década dos anos 1980, uma série de pesquisas têm sido desenvolvidas no sentido de mostrar o potencial de utilização do RAP em misturas asfálticas, dando um destino adequado a um resíduo tão nobre. Este trabalho de dissertação apresenta os resultados da avaliação do desempenho mecânico e reológico de uma mistura asfáltica com adição de material fresado (RAP) bem como o seu desempenho quanto à deformação permanente e fadiga. Foi definida uma mistura convencional de referência e a partir dela adicionou-se uma porcentagem de 20% de RAP em substituição ao agregado virgem. Os resultados obtidos mostram que a mistura com 20% de RAP tem desempenho superior para alguns parâmetros em relação à mistura de referência desenvolvida por Melo (2014).Abstract : In Brazil, most of the transportation of passengers and freight is carried out through the national road system, where about 97% of the highways are flexible type pavements and its structure designed for a 10 year project period. With the purpose of guaranteeing the conditions of circulation, comfort, safety and economy; federal, state and municipal agencies routinely carry out services of maintenance and restoration of roads. With the execution of these services, a large environmental liability of waste is generated, which for the most part, does not have an environmentally appropriate final destination. One of the major liabilities of these services is the waste from the milling of the Reclaimed Asphalt Pavement (RAP). In these interventions the milling mechanism of the pavement asphalt is adopted, a procedure that involves the removal and fragmentation, partial or total of the old layer of the coating made by an asphalt milling machine. In Brazil, the vast majority of public entities, as well as private sector companies, make little or no use of RAP. At best, this material is used in the stabilization of sub-base layers or even bases. In the case of Florianópolis, the milled material of urban roads is transported to a warehouse of materials from the Capital Improvement Company (COMCAP), where it is stored for post-use on unpaved roads, then milled material is spread on the surface acting as Anti-dust. Unfortunately, sometimes the milled material ends up in the deposits or boot out, being unused, constituting in this way an agent that attacks the environment. Since the 1980s, a number of researches have been developed to show the potential of RAP use in asphalt mixtures, giving a suitable destination to such a noble residue. This work presents the results of the evaluation of the mechanical and rheological performance of an asphalt mix with addition of milled material (RAP), as well as its performance regarding permanent deformation and fatigue. A conventional reference mixture was defined and from there a 20% RAP was added instead of the virgin aggregate. The results show that the mixture with 20% of RAP has a superior performance for some parameters in relation to the reference mixture developed by Melo (2014).
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188528
Date: 2017


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