Articulação entre os construtos aprendizagem organizacional, capacidade absortiva e inovação em organizações intensivas em conhecimento

DSpace Repository

A- A A+

Articulação entre os construtos aprendizagem organizacional, capacidade absortiva e inovação em organizações intensivas em conhecimento

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Steil, Andrea Valéria
dc.contributor.author Neves, Edson Oliveira
dc.date.accessioned 2018-07-21T04:04:03Z
dc.date.available 2018-07-21T04:04:03Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 353162
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188523
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract A aprendizagem organizacional e a capacidade absortiva têm sido teoricamente associadas à inovação em organizações. Empiricamente, a relação entre esses construtos tem sido investigada por linhas de pesquisas distintas, de forma isolada. O exame, de forma conjunta, da relação entre os três construtos teóricos ainda se apresenta como um hiato nesse campo de estudos. Com o propósito de melhor compreender o fenômeno da inovação, esta pesquisa teve por objetivo analisar as relações entre aprendizagem organizacional, capacidade absortiva e inovação em organizações intensivas em conhecimento. Tendo em vista o pressuposto teórico subjacente, foram estabelecidas hipóteses de relacionamento positivo entre os três construtos. Utilizou-se para este estudo um levantamento tipo survey, elegendo-se para a coleta de dados empresas do setor de tecnologia da informação, tidas como organizações intensivas em conhecimento, da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Para apreender as variáveis operacionais dos construtos aprendizagem organizacional e capacidade absortiva, foram utilizados instrumentos de mensuração já validados anteriormente no contexto brasileiro. O instrumento de inovação foi desenvolvido especificamente para esta pesquisa, tendo como fundamento teórico principal o Manual de Oslo da OECD. Procedimentos de validação de conteúdo, validação estatística e refinamento foram devidamente aplicados às escalas utilizadas no estudo. A análise das relações pontuadas e a verificação das hipóteses desenvolvidas foram realizadas por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos apontaram a existência de uma influência significativa e positiva da capacidade absortiva sobre os diferentes tipos de inovação (produto, processo, marketing e organizacional), mas não foram encontrados elementos que indicassem uma influência significativa da aprendizagem organizacional sobre a inovação nas empresas pesquisadas. Os resultados também apontaram uma forte correlação entre os construtos aprendizagem organizacional e capacidade absortiva. Entre as contribuições desta pesquisa está o avanço na compreensão do grau de correlação entre os construtos, e a identificação de pontos de convergência e integração entre as três abordagens estudadas.
dc.description.abstract Abstract : Organizational learning and absorptive capacity have been theoretically associated with organizational innovation. The relationship between these constructs have been investigated by different research lines. The joint examination of the relationship between the three theoretical constructs is still a gap in this field of study. To better understand the phenomenon of innovation, this research aimed to analyze the relationships between organizational learning, absorptive capacity and innovation in knowledge intensive organizations. Given the underlying theoretical assumption, hypotheses of positive relationship between the three constructs were established. Was used a survey for this study. The data collection was done with companies of the sector of information technology, considered as knowledge intensive organizations, of the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. For capture the operating variables of organizational learning and absorptive capacity, measurement instruments were used already previously validated in the Brazilian context. The innovation instrument was developed specifically for this research, having as main theoretical basis the Oslo Manual of the OECD. Content validation, statistical validation and refinement procedures were applied to the scales used in the study. The analysis highlighted the relations and the verification of the developed hypotheses were made using structural equation modeling. The results showed that there was a significant and positive influence of the absorptive capacity on the types of innovation (product, process, marketing and organizational), but no elements were found to indicate a significant influence of organizational learning on innovation in the companies surveyed. The results also showed a strong correlation between the constructs organizational learning and the absorptive capacity. The progress in understanding the degree of correlation between the constructs and the identification of convergence and integration between the three approaches studied are among the contributions of this research. en
dc.format.extent 209 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional
dc.subject.classification Inovação
dc.title Articulação entre os construtos aprendizagem organizacional, capacidade absortiva e inovação em organizações intensivas em conhecimento
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Souza, João Artur de


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0514-T.pdf 3.626Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar