Nível de alfabetização financeira dos alunos de Ciências Contábeis: análise de uma instituição de ensino superior catarinense

DSpace Repository

A- A A+

Nível de alfabetização financeira dos alunos de Ciências Contábeis: análise de uma instituição de ensino superior catarinense

Show full item record

Title: Nível de alfabetização financeira dos alunos de Ciências Contábeis: análise de uma instituição de ensino superior catarinense
Author: Cardoso, Jaqueline Silveira
Abstract: A alfabetização financeira é considerada como um processo mediante o qual as pessoas e as sociedades aprimoram sua compreensão dos conceitos e produtos financeiros e que contribui de maneira consistente, para a formação de indivíduos para uma sociedade responsável, empenhada com o futuro. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para a coleta de dados, o instrumento de pesquisa selecionado foi questionário traduzido e adaptado de Louw et al. (2013). A amostra final da pesquisa é composta por 79 respondentes. Entre os principais achados da pesquisa, foi observado uma disparidade em algumas questões relacionadas há assuntos básico abordados no Curso de Ciências Contábeis, como alíquotas, débitos e créditos e questões legais e fiscais, pelo fato de estarem nas fases finais do curso de Ciências Contábeis esperava-se que estes apresentassem um alto nível de concordância, no entanto pode-se observar que estes possuem certas inseguranças ou desconhecimentos dos respondentes na escala solicitada. Conclui que o nível geral de alfabetização financeira dos alunos investigados apresenta-se de modo satisfatório mesmo estes não terem realizado a disciplina de finanças pessoais, tais resultados podem ser explicados pelo fato do Curso de Ciências ser um curso de negócios, direcionando para um conhecimento mais amplo de finanças. Os resultados apresentados não devem ser generalizados uma vez que são válidos apenas para o contexto da Universidade analisada, sendo este argumento uma limitação desta pesquisa. Para trabalhos futuros sugere-se a aplicação deste questionário para alunos participantes da disciplina de Finanças Pessoais e a ampliação da pesquisa para outras Instituições de Ensino ou Cursos Correlatos para possíveis comparações.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188394
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
Versão Publicada nos anais do COFIN.pdf 440.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar