Impactos ambientais causados pelo setor de transportes: um estudo de caso em uma empresa Catarinense

DSpace Repository

A- A A+

Impactos ambientais causados pelo setor de transportes: um estudo de caso em uma empresa Catarinense

Show full item record

Title: Impactos ambientais causados pelo setor de transportes: um estudo de caso em uma empresa Catarinense
Author: Casaril, Débora
Abstract: O presente artigo procurou evidenciar os possíveis impactos causados pelo setor de transportes, sendo este o modal mais utilizado para locomoção de mercadorias e de pessoas. Destacou-se o estado das rodovias e ao consumo excessivo de óleo diesel, utilizando-se de um estudo de caso em uma empresa de transportes rodoviário com sede em Guaraciaba, no Oeste Catarinense. A pesquisa realizada é de caráter descritivo, utilizando-se de dados primários e secundários, e para alcançar o objetivo pretendido foram coletadas informações referentes à um dos veículos da empresa. Dentre os principais achados, notou-se considerável aumento do consumo de óleo diesel nos meses de janeiro a junho de 2016, o que gerou altos índices de emissão de CO2. Uma comparação de tais índices com as recomendações de Álvaro e Linke (2003) parece indicar que as emissões geradas pelos veículos atualmente diferem da década passada. Além disso, percebe-se a necessidade de adequado planejamento por parte do governo quanto a implantação de tecnologias inovadoras, como “asfalto ecológico” e combustíveis alternativos tornando assim o setor mais competitivo e tentando reduzir os impactos causados ao meio ambienteThis article aimed to highlight the possible impacts caused by the transportation sector, which is the most used modal mobility of goods and people. Pointed on the status of roads and the excessive consumption of diesel fuel, based on a case study of a road transportation company based in Guaraciaba, in western of Santa Catharina. The research was made using a descriptive approach, based on primary and secondary data, and to reach the goal, information from one of the company’s vehicles was collected. Among the main findings, considerable increase in the consumption of diesel fuel was noticed from January to June of 2016, which led to high levels of CO² emissions. A comparison of such indexes with Alvaro and Linke (2003) recommendations indicates that vehicles emissions currently differ from the last decade. In addition, it is perceptible the need for proper planning from government stand point wireless respect to implementation of innovative technologies, such as “ecological asphalt” and alternative fuels, thus making the sector more competitive and trying to reduce the impacts to the environment.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188378
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
Débora Casaril Artigo Engema.pdf 453.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar