Análise aerodinâmica de um veículo de eficiência energética

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise aerodinâmica de um veículo de eficiência energética

Mostrar registro completo

Título: Análise aerodinâmica de um veículo de eficiência energética
Autor: Such, Matheus Rosa
Resumo: A Shell Eco-Marathon desafia estudantes de todo o mundo a desenvolver, construir, testar e dirigir veículos ultra eficientes. Um dos componentes mais importantes para esse tipo de automóvel é o projeto aerodinâmico. Esse trabalho visa estudar a aerodinâmica de um protótipo desenvolvido para competir na Shell Eco-Marathon. O projeto envolve desenvolver uma geometria afim de se obter o menor coeficiente de arraste e ao mesmo tempo acomodar os diversos componentes do protótipo. O estudo aerodinâmico será feito a partir da dinâmica dos fluidos computacional e as simulações serão conduzidas pelo software ANSYS Fluent. Para se obter resultados numéricos satisfatórios, será realizado um estudo da independência de malha para determinar o refinamento ideal compatível com os recursos computacionais. As simulações utilizarão as equações médias de Navier-Strokes (RANS) e o modelo de turbulência κ – ε (RNG). As zonas de separação, assim como os campos de velocidade, pressão e turbulência serão analisados para estimar o coeficiente de arraste.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188252
Data: 2018-07-13


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC - Matheus Rosa Such.pdf 1.932Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar