Escrever com imagens: a narrativa na produção cinematográfica da jornalista Eliane Brum

DSpace Repository

A- A A+

Escrever com imagens: a narrativa na produção cinematográfica da jornalista Eliane Brum

Show full item record

Title: Escrever com imagens: a narrativa na produção cinematográfica da jornalista Eliane Brum
Author: Varasquim, Marcela Cristina Zimolo
Abstract: Esta pesquisa considera que o documentário é o resultado de um trabalho jornalísticoque, assim como uma reportagem, utiliza efeitos que transmitem a ideia de real, mas tem mais liberdade para explorar as subjetividades e os traços deestilo dos diretores. Partindo da ideia de que o documentário é um produto do jornalismo, a pesquisa analisa os trêstrabalhos audiovisuaisco-dirigidos pela jornalista Eliane Brum: Uma História Severina (2005), Gretchen Filme Estrada (2010) e Laerte-se (2017). Ainda pouco explorados em pesquisas acadêmicas, os filmes ganharam destaque principalmente com o lançamento de Laerte-se, o primeiro documentário brasileiro produzido pelaNetflix. O objetivo geral é identificar as estratégias e elementos narrativos particulares utilizados por Brum em sua filmografia, relacionando a narrativa documental à jornalística. Para isso, a pesquisa utiliza como método a Análise Crítica da Narrativa, aplicada a cada um dos documentários. As considerações finais apontam para as tendências narrativas que configuram a produção cinematográfica de Eliane Brum, criada no formato de um jornalismo feito para o cinema. Entre as características que se destacam estão o desenvolvimento da narrativa a partir da centralidade na protagonista, o marcante apego à experiência jornalística na elaboração da narrativa documental, explorando os efeitos de real, porém, se permitindo, de maneira crescente, o uso de elementos poéticos e metafóricos ao longo das três produções.Abstract : This research considers that the documentary is the result of a journalistic work that, like a news story, uses effects that convey the idea of reality, but has more freedom to explore the subjectivities and the style traits of the directors. Based on the idea that the documentary is a product of journalism, the research analyzes the three audiovisual works co-directed by journalist Eliane Brum: Uma HistóriaSeverina (2005), Gretchen Filme Estrada (2010) e Laerte-se (2017). Still little explored in academic research, the films gained prominence mainly with the launch of Laerte-se, the first Brazilian documentary produced by Netflix. The general aim is to identify the particular strategies and narrative elements used by Brum in her filmography, relating the documentary narrative to journalism. For this, the research uses as a methodology the Critical Analysis of Narrative, applied to each of the documentaries. The final considerations point to the narrative tendencies that make up the film production of Eliane Brum, created in the form of a journalism made for the cinema. Among the characteristics that stand out are the development of the narrative from the centrality in the protagonist, the strong attachment to the journalistic experience in the elaboration of the documentary narrative, exploring the effects of reality, however, allowing itself, in a growing way, the use of poetic elements and metaphors throughout the three productions.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188203
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PJOR0104-D.pdf 878.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar