Desenvolvimento de um protótipo de dispositivo para contagem de veículos em vias urbanas

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de um protótipo de dispositivo para contagem de veículos em vias urbanas

Show full item record

Title: Desenvolvimento de um protótipo de dispositivo para contagem de veículos em vias urbanas
Author: Dutra, Jesse Willian Andretta
Abstract: O incentivo governamental ao meio de transporte individual resultou no aumento do número de veículos e congestionamentos nas grandes cidades brasileiras. Através da Engenharia de Tráfego é possível otimizar o sistema urbano, embasando-se em dados de fluxo de veículos no sistema de tráfego. Este trabalho analisa os métodos de contagem de tráfego e desenvolve uma solução alternativa para contagem automática. O princípio de funcionamento do protótipo desenvolvido tem por base o cálculo da distância entre a parte inferior dos veículos e o dispositivo. Através de um algoritmo desenvolvido para análise do conjunto de dados obtidos pelo sensor laser, atingiu-se uma taxa de acerto de aproximadamente 90% no número de veículos quando comparado com a contagem manual. Por ter tamanho reduzido, facilidade de programação e instalação, o dispositivo desenvolvido é uma alternativa a obtenção dos dados necessários para estudos de impacto de vizinhança, calibração de semáforos, estimação do nível de serviço nas vias e validação dos modelos de alocação de tráfego.The government’s incentive to individual means of transport resulted in the increase of the number of vehicles on the roads and the traffic jam in Brazil’s great metropolitan cities. It is possible to optimize the urban system through Traffic Engineering, based on the data of vehicles influx on the traffic system. This research analyzes traffic counting methods and develops an alternate way for automatic counting. The operating principle of the developed prototype is based on the calculation of the distance between the back of the vehicles and the device. Through an algorithm developed to analyze the data set obtained by the laser sensor, an accuracy rate of approximately 90% in the number of vehicles was reached when compared to manual counting. Due to its small size, ease of programming and installation, the developed device is an alternative to obtaining the necessary data for neighborhood impact studies, traffic light calibration, service level estimation on the roads and validation of traffic allocation models.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188103
Date: 2018-07-04


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_JESSE_WILLIAN_ANDRETTA_DUTRA.pdf 4.977Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso Jesse Willian Andretta Dutra

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar