Quantificação de metabólitos secundários e atividade antioxidante em extratos de sementes e de calos cultivados in vitro de passiflora tenuifila killip (passifloraceae)

DSpace Repository

A- A A+

Quantificação de metabólitos secundários e atividade antioxidante em extratos de sementes e de calos cultivados in vitro de passiflora tenuifila killip (passifloraceae)

Show full item record

Title: Quantificação de metabólitos secundários e atividade antioxidante em extratos de sementes e de calos cultivados in vitro de passiflora tenuifila killip (passifloraceae)
Author: Figueiredo, Isadora Rosa
Abstract: As espécies silvestres de Passiflora brasileiras ainda são pouco estudadas e comercializadas, devido à dificuldade de cultivo. Passiflora tenuifila é endêmica do Brasil, ocorre nos biomas Cerrado e Mata Atlântica e estudos preliminares indicaram ser importante fonte de compostos fenólicos, podendo contribuir, de forma relevante, para a indústria alimentícia e farmacêutica, por apresentar compostos bioativos de interesse. Este trabalho teve como objetivos quantificar e analisar o teor de compostos fenólicos totais, flavonóides e atividade antioxidante em extratos de sementes, obtidas de frutos em diferentes estágios de desenvolvimento e em calos, originados a partir de sementes, cultivados in vitro, por diferentes períodos de tempo. Os calos de sementes imaturas foram cultivados em meio de cultura Murashige & Skoog suplementado com 88,5 mM de sacarose, 2,5 µM de 2,4-D e 2 g/L de Phytagel e as culturas foram mantidas em sala de crescimento, com temperatura controlada de 25 ± 2ºC, sob fotoperíodo de 16 horas luz, provido por lâmpadas fluorescentes Philips TDL (22,3 µmol.m-².s-¹) e umidade relativa de 70%. As maiores concentrações de fenólicos totais (63,49 mg Eq AG/g MS) e flavonoides (2,08 mg Eq Q/g MS) ocorreram em extratos de sementes de frutos nos estágios iniciais do desenvolvimento, estágios 1 e 2, respectivamente). Nos calos, o maior valor de fenólicos totais foi obtido nas culturas com 30 dias de cultivo (2,42 mg Eq AG/g MS) e para flavonoides, nas culturas com 30 e 45 dias de cultivo (100,92 e 109,49 µg Eq Q/g MS, respectivamente. A maior atividade antioxidante, mensurada pelo método de inibição do radical livre DPPH, foi obtida em extratos de sementes de frutos maduros, no estágio 6 (87%) e nos extratos de calos com 30 dias de cultivo (24,54%). Os resultados indicaram que as sementes, imaturas de P. tenuifila, nos estágios iniciais do desenvolvimento do fruto, são fontes relevantes de compostos fenólicos, enquanto que, as sementes de frutos maduros são fontes de compostos com atividade antioxidante, apresentando potencial para utilização nas indústrias farmacêutica e alimentícia, na produção e enriquecimento de alimentos funcionais. Os calos originados de sementes apresentaram potencial para a produção de metabólitos secundários, que poderá ser otimizado, em estudos futuros, através da utilização de elicitores bióticos e abióticos.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188008
Date: 2018-06-27


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Isadora Figueiredo.pdf 2.809Mb PDF View/Open Quantificação de metabólitos secundários e atividade antioxidante em extratos de sementes e de calos cultivados in vitro de Passiflora tenuifila killip (Passifloraceae)

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar