Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado

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Title: Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
Author: Gouveia, Beatriz Faust
Abstract: Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação (PSI) é uma metodologia de engenharia de sistemas que visa identificar as TIC que melhor efetivam o plano estratégico de uma organização. Quando essas se tratam de empresas produtoras de software, o PSI tem duas contribuições potenciais: pode tanto ajudar a empresa a selecionar os SI mais adequados à sua efetividade (como em qualquer organização) quanto ser um instrumento de difusão de suas soluções nos clientes. Quando se tratam de startups, o primeiro resultado do PSI é menos relevante do que a possibilidade de alinhar sua solução com a estratégia de seu cliente, já que a empresa ainda está em fase de crescimento e uma das principais necessidades (e um dos principais desafios) é conhecer o seu cliente e entrar no mercado. Assim, neste trabalho, propõe-se a adoção do método de PSI para apoiar empresas startups produtoras de software na inserção de sua solução na estratégia de seus clientes. Para tal, aplica-se o método Fatores Críticos de Sucesso (FCS), que permite à startup identificar as necessidades e valor da demanda de seus clientes e avaliar o grau de contribuição de suas soluções. Além da adaptação do método FCS, o trabalho realizou uma aplicação em startup produtora de software para intermediação de serviços de compra para o setor alimentício. Os resultados indicam que a aplicação do método proposto pode ajudar uma startup tanto em sua estratégia de marketing como na gestão de sua inovação de produto.Strategic Planning for Information Systems is a Systems Engineering methodology that aims to identify the ICT that improve an organization's strategic plan. When these are software companies, ISP has two potential contributions: it can either help the company to select the most appropriate IS for its effectiveness (as in any organization) or be an instrument for disseminating its solutions to the customers. When it comes to startups, the first ISP result is less relevant than the ability to align your solution with your customer's strategy, since the company is still growing and one of its main needs is to know your customer and entry the market. Thus, in this work, it is proposed to adopt a ISP method to support startup software companies when inserting their solutions in the strategy of their clients. Therefore, the Critical Success Factors (CSF) method is applied, which allows the startup to identify the needs and value of its customers' demand and to evaluate the degree of contribution of its solutions. In addition to the adaptation of the CSF method, the work carried out an application in a startup that develops softwares for intermediating purchase services for the food sector. The results indicate that the proposed method can help a startup both in its marketing strategy and management of its product innovation.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187945
Date: 2018-06-29


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