Automação do projeto geométrico de pátio de aeronaves para aeroportos regionais brasileiros com terminal simples

DSpace Repository

A- A A+

Automação do projeto geométrico de pátio de aeronaves para aeroportos regionais brasileiros com terminal simples

Show full item record

Title: Automação do projeto geométrico de pátio de aeronaves para aeroportos regionais brasileiros com terminal simples
Author: Varella, Rodrigo
Abstract: Apesar dos avanços no transporte aéreo no Brasil, sobretudo nas últimas décadas, a infraestrutura aeroportuária não acompanhou o mesmo ritmo. O Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, lançado pelo Governo Federal Brasileiro em dezembro de 2012, consiste, em uma das suas partes, na ampliação, reforma ou construção de 270 aeroportos regionais para fortalecer a malha aérea no país. O pátio de aeronaves é uma área designada para acomodar as aeronaves, adjacente à edificação do terminal aeroportuário, com a finalidade de embarque e desembarque de passageiros ou cargas e está entre um dos locais mais ativos e congestionados de um aeroporto. Este trabalho tem como objetivo um sistema para automatizar o procedimento de elaboração de projetos geométricos de pátios de aeronaves para aeroportos regionais. Foram levantadas as diretrizes e normas nacionais e internacionais relativas ao projeto geométrico, as quais serviram como base para o desenvolvimento da ferramenta computacional. Uma aplicação da ferramenta foi feita para elaboração de pátios de aeronaves com a saída de aeronaves por meios próprios e por push-back e uma posterior comparação com o programa Vehicle Tracking. Os resultados obtidos permitiram verificar o atendimento dos afastamentos mínimos exigidos pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) e por efeitos de jet blast e propeller wash durante as manobras de entrada e saída das aeronaves de suas posições de estacionamento. A ferramenta mostrou um potencial relevante para aplicação em projetos geométricos de pátios de aeronavesDespite the brazilian air transportation advances, especially the last decades, the airport infrastructure did not follow the same pace. The Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, launched by Federal Government of Brazil in december 2012, consists, in one of its parts, in expansion, reform or construction of 270 regional airports to strenghten the network in the country. The airport apron is an area designed to accomodate aircrafts for purposes of loading and unloading passengers or cargo and is among the most active and congested area at an airport. The goal of this study is to develop a system to automate the procedure to make geometric design of an airport apron for regional airports. The guidelines and brazilian technical specifications for geometric design were analyzed, which form the basis for the development a computational tool. An application of this tool was developed to draft a geometric design of aprons and subsequent comparison with Vehicle Tracking software. The results allowed to examine the minimum clearence required described in RBAC and the effects of jet blast and propeller wash during the aircraft maneuvers entering and exiting of the aircraft stands. This tool showed a relevant potencial for geometric design of airport aprons.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187896
Date: 2018-06-21


Files in this item

Files Size Format View
TCC_RodrigoVarella_Repositorio.pdf 4.399Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar