ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE AUXÍLIO DE TOMADA DE DECISÃO NA ESCOLHA DE GRADE DE HORÁRIOS UTILIZANDO IONIC E JEKYLL
Show full item record
Title:
|
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE AUXÍLIO DE TOMADA DE DECISÃO NA ESCOLHA DE GRADE DE HORÁRIOS UTILIZANDO IONIC E JEKYLL |
Author:
|
Pacheco, Pedro Henrique; Silva, Isaac Luiz da
|
Abstract:
|
Existem diversos programas destinados à solução de problemas de timetabling voltados para professores e instituições. Porém, nossos estudos não evidenciaram a existência de alguma ferramenta que seja mais voltada para as necessidades específicas dos estudantes. Nesse contexto, nosso trabalho terá como objetivo a criação de um aplicativo que possua uma boa usabilidade e que possui como funcionalidade principal auxiliar os alunos na escolha de disciplinas de modo que se possa realizar a completude da sua graduação no menor tempo possível. O aplicativo foi criado utilizando o Ionic Framework, que é um framework destinado à criação de aplicativos híbridos, com o qual é possível, com o mesmo código fonte, criar aplicativos para diversas plataformas. A documentação do aplicativo foi criada utilizando uma ferramenta chamada Jekyll, a qual cria páginas web estáticas utilizando markdown. Para resolver o problema de timetabling foi utilizada uma técnica conhecida por constraint programming (programação com restrições), a qual nos permite modelar diversas restrições, como horário, período e fazer a sugestão de possíveis matérias. Ao final do trabalho, fizemos todas as fases da análise de requisitos, desde a concepção de protótipos até a escrita da documentação propriamente dita, bem como o desenvolvimento do aplicativo para as plataformas Android e iOS, o servidor Rest baseado em Spring, testes unitários e de integração e testes de usabilidade. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187883
|
Date:
|
2018-06-20 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar