Desenvolvimento de um analisador de código para SNAP! voltado ao ensino de computação na educação básica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Desenvolvimento de um analisador de código para SNAP! voltado ao ensino de computação na educação básica

Mostrar registro completo

Título: Desenvolvimento de um analisador de código para SNAP! voltado ao ensino de computação na educação básica
Autor: Pelle, Rafael
Resumo: O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos tornou a computação indispensável no cotidiano da população, tanto na carreira profissional quanto na vida pessoal. Um dos grandes desafios da área é a formação de profissionais qualificados para atender as necessidades, e em quantidade para suprir a demanda, do mercado de trabalho. Por sua atual importância deve-se começar a ensinar computação já na Educação Básica. O ensino de computação na Educação Básica, utilizando ambientes de desenvolvimento como Snap! auxilia os alunos a aprender competências básicas de programação e pensamento computacional. Uma das principais etapas dentro de uma unidade instrucional de ensino de computação é a avaliação da aprendizagem do aluno, por exemplo, analisando o código desenvolvido no Snap!, uma linguagem de programação visual baseada em blocos. Tipicamente esta tarefa requer um esforço considerável, além da necessidade da capacitação do professor do Ensino Básico. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta web para automatizar o processo de avaliação da aprendizagem por meio da análise do código de projetos desenvolvidos com a linguagem de programação Snap! a ser utilizada em unidades instrucionais para ensinar a computação no Ensino Básico. A partir do levantamento do estado da arte é concebido um modelo conceitual de análise e avaliação automatizada. A partir desse modelo conceitual são identificados os requisitos a uma ferramenta web, que é modelada, implementada e testada. Os resultados do trabalho são avaliados por meio da aplicação da ferramenta no contexto educacional. Com isto espera-se uma facilitação na parte da avaliação da aprendizagem dos alunos, aumentando as chances de o ensino de computação ser adotado mais amplamente nas escolas.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187855
Data: 2018-06-20


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC-Relatorio-v17-RafaelPelle.pdf 5.887Mb PDF Visualizar/Abrir Monografia
CodeMaster.zip 1.021Mb Desconhecido Visualizar/Abrir Software

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar