Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018

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Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018

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Title: Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
Author: Oliveira, Jessica Pinheiro
Abstract: Este trabalho aborda a formação interdisciplinar e pluralista não dogmatizada no conteúdo de Evolução Biológica dos livros didáticos (LDs) de Biologia. A interdisciplinaridade foi estabelecida como uma das prioridades da educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Neste contexto, observa-se que a Evolução Biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados à taxonomia, ao desenvolvimento, à genética e à sistemática, além de outras áreas, despertando uma curiosidade inata por tratar das nossas origens e destinos. Tendo em vista ainda que os LDs sejam importantes recursos pedagógicos para a formação dos alunos, relevantes para o currículo e que o governo gasta bilhões de reais com programas de seleção, compra e distribuição destes materiais para todo o país, o presente trabalho objetiva identificar, caracterizar e discutir a presença dos conteúdos de evolução biológica como um tema integrado não dogmatizado (EBIND) e não como um tópico isolado, nos capítulos de genética do conteúdo de Biologia de um dos livros adotados pelo PNLD no Ensino Médio. Para analisar os trechos de EBIND encontrados, foram elaborados critérios de análise, reunidos sob dois aspectos: 1) Caracterização das coleções didáticas e 2) Caracterização dos trechos de EBIND na 2ª edição (2013) e 3ª edição (2017) dos Livros: Biologia I, II e III dos autores Sônia Lopes e Sergio Rosso. Se observou, inicialmente, pouca variação entre uma edição e outra, dos mesmos livros, sem nenhum enfoque diferente que justificasse o investimento em uma nova edição dos livros supracitados. Os trechos de EBIND continuam ainda pouco explorados e muito setorizados nos capítulos, sem caracterizar a proposta multidisciplinar e de eixo condutor do conhecimento biológico, características que buscamos nessa análise.This work approaches the interdisciplinary and pluralistic formation that is not dogmatized in the content of Biological Evolution of Textbooks (in Portuguese LivrosDidáticos - LDs) of Biology. The Law of Guidelines and Bases of National Education (PNLD) established interdisciplinarity as one of the priorities of basic education, in 1996.In this context, it was observed that the Biological Evolution presents itself as a unifying theme in Biology content, important for the understanding of several topics related to taxonomy, development, genetics and systematics, as well as other areas, arousing an innate curiosity for dealing with our origins and destinies.Bearing in mind that the Textbooks(LDs) are important pedagogical resources for students formation, relevant to the curriculum, and that the government spends billions of reais with programs to select, purchase and distribute these materials across the country. The present work aims to identify, characterize and discuss the presence of Biological Evolution contents as an Integrated Non-dogmatized Theme (in Portuguese: Evolução Biológica como um tema Integrado Não Dogmatizado - EBIND), and not as an isolated topic in genetics chapters of the Biology content, of the books adopted by PNLD in High School.To analyze the found sections of EBIND, some analysis criteria were elaborated, grouped under two aspects:1) Characterization of didactic collections and2) Characterization of the stretcheswith EBIND in the 2nd edition (2013) and in the 3rd edition (2017) of the books: Biologia I, II and III by Sônia Lopes and Sergio Rosso. There was little variation between the two editions of these books, without any different approach justifying the investment in a new edition of above-mentioned books. The stretches with EBIND are not enough explored and remain very sectored in chapters, without characterizing the multidisciplinary proposal and the guiding axis of biological knowledge, characteristics that we seek in this analysis.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187721
Date: 2018-06-22


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