Ensino de programação para biólogos: retornando os conhecimentos de um estudo empírico em oceanografia física

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de programação para biólogos: retornando os conhecimentos de um estudo empírico em oceanografia física

Show full item record

Title: Ensino de programação para biólogos: retornando os conhecimentos de um estudo empírico em oceanografia física
Author: Salazar, Vinicius Werneck
Abstract: O trabalho de conclusão de curso (TCC) materializa uma porção dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Como o tripé universitário é baseado em ensino, pesquisa e extensão, o TCC deve ser um produto que compreenda, em seu núcleo, esses três elementos. Com o intuito de englobar o tripé universitário como um todo, para o presente trabalho foram produzidos dois capítulos: um primeiro capítulo trazendo relatos de uma ação conjunta de ensino e extensão relacionados ao tema de ensino de programação e boas práticas de computação científica para biólogos, bem como um material útil para o emprego aplicado na pesquisa, que é utilizado no segundo capítulo, um estudo empírico na área de oceanografia física. No Capítulo I, para desenvolver uma ação envolvendo ambos ensino e extensão, foi elaborado o material didático de um minicurso de programação para estudantes de biologia e pesquisadores, acompanhado de um questionário semi-estruturado de avaliação do mesmo, e que também inclui perguntas a respeito do tema de ensino de programação para biólogos e uso de software livre pos instituições de ensino. O segundo produto do Capítulo I foi um repositório público de código aberto escrito com base em boas práticas computacionais, e cuja otimização ao longo do tempo reflete uma experiência prática de aprendizado de programação por parte do autor. O Capítulo II baseou-se em um estudo empírico da variação espacial e sazonal da estrutura da coluna d’água da Lagoa de Santo Antônio (Laguna – SC), com o objetivo de analisar as influências das diferentes forçantes naturais que atuam nesse sistema estuarino. Para a análise de dados desse capítulo, foi necessário o desenvolvimento dos códigos computacionais apresentados paralelamente ao material educacional no Capítulo I. Logo, ambos os capítulos juntos concretizam um esforço integrado de ensino, pesquisa e extensão, representando a indissociabilidade destes três aspectos da prática universitária.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187711
Date: 2018-06-21


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_banca_pos_revisao.pdf 1.848Mb PDF View/Open PDF/A

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar