Análise e percepção das finanças pessoais pelos alunos da graduação no Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Análise e percepção das finanças pessoais pelos alunos da graduação no Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina

Show full item record

Title: Análise e percepção das finanças pessoais pelos alunos da graduação no Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Bonfim Mendonça, Caio Vitor; Daltoé, Antônio Henrique
Abstract: O tema finanças pessoais é observado como uma crescente variável no Brasil e no mundo, pode-se atribuir isso ao fato de existir um mercado financeiro mais complexo, com oportunidades de investimentos cada vez mais disfarçadas. Diante deste contexto, o presente trabalho visou analisar a percepção dos estudantes de graduação do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre a importância atribuída às finanças pessoais e ao planejamento financeiro. Através da aplicação de um questionário online e presencial, com 29 perguntas fechadas, foram obtidas 403 respostas válidas distribuídas entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais e Serviço Social do referido centro, que forneceram respostas sobre o interesse dos estudantes sobre o tema. Além disso, foi possível identificar se os estudantes pesquisados realizam planejamento, controle financeiro, qual seu perfil investidor, onde mais aprendeu a gerenciar o dinheiro e quais assuntos sobre finanças são mais importantes em suas opiniões. A partir da análise dos dados, elaborada com uso do software Microsoft Excel e do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), foi possível identificar que existe interesse sobre finanças pessoais por grande parte dos alunos questionados e que, desses, 85.61% possuem interesse em aprendê-la durante a graduação. O trabalho também permitiu identificar o percentual de alunos que realizam planejamento financeiro bem como a quantidade de alunos que controlam seus gastos, seja por meio de planilhas eletrônicas ou de maneira manual. A Universidade Federal de Santa Catarina oferece uma disciplina relacionada ao tema e, por conta disso, pesquisou-se também a respeito do conhecimento dos alunos sobre a existência desta, sua relevância perante os cursos e quantos alunos do centro a cursaram até o final. Assim, destaca-se como principal contribuição do trabalho, o fornecimento de subsídios para a criação de uma disciplina optativa com foco para o CSE, tendo como temas principais o controle financeiro e o planejamento financeiro, nos quais mais da metade dos alunos apontaram interesse. Uma vez que tal disciplina qualificará os currículos dos cursos ligados ao centro, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de seus acadêmicos.The theme personal finance is seen as a growing variable in Brazil and in the world, this can be attributed to the fact that there is a more complex financial market with increasingly disguised investment opportunities. In this context, the present study aimed to analyze the perception of undergraduate students of the Socioeconomic Center (CSE) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) about the importance attributed to personal finance and financial planning. The study was made through the application of an online and person questionnaire, with 29 closed questions that generate 403 valid answers, distributed among the Administration, Accounting, Economics, International Relations and Social Work courses of the referred center, which provided answers on students' interest in the theme. In addition, it was possible to identify whether the students surveyed carried out planning, financial control, what was their investor profile, where they learned most about money management, and which finance issues are most important in their opinions. Based on the data analysis that was made with Microsoft Excel software and the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, it was possible to identify that there is an interest in personal finances for a large part of the students questioned and that, of these, 85.61% are interested in learning it during graduation. With this work it was also possible to identify the percentage of students who carry out financial planning as well as the number of students who control their spending, either through spreadsheets or manually. The Federal University of Santa Catarina offers a discipline related to the subject and, on account of this, the respondents were also inquired about their knowledge about its existence, its relevance to the courses and how many students of the center attended it until the end of the semester. Thus, the main contribution of this work is the provision of subsidies for the creation of an elective subject with focus on the CSE. The main themes that should be covered are financial control and financial planning, which more than half of the students showed interest. Since this discipline will qualify the curriculum of the courses connected to the center, promoting the personal and professional development of its academics.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187648
Date: 2018-06-25


Files in this item

Files Size Format View Description
TC Caio e Anton ... eral de Santa Catarina.pdf 1.406Mb PDF View/Open Análise e percepção das finanças pessoais pelos alunos da graduação no Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar