Manual de diretrizes de boas práticas para projetar ambientes comerciais inclusivos

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Manual de diretrizes de boas práticas para projetar ambientes comerciais inclusivos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nunes, Cristina Colombo
dc.contributor.author Mussatto, Maria Eduarda Machado
dc.date.accessioned 2018-06-29T13:57:19Z
dc.date.available 2018-06-29T13:57:19Z
dc.date.issued 2018-06-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187522
dc.description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. pt_BR
dc.description.abstract Este projeto propõe a elaboração de um manual de diretrizes de boas práticas para projetar ambientes comerciais inclusivos, voltado principalmente para arquitetos, designers e comerciantes que desejam planejar ambientes direcionados a indivíduos que podem ou não possuir algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida. O trabalho foi realizado através das premissas do desenho universal e do visual merchandising, solucionando barreiras projetuais para permitir que tanto funcionários quanto clientes possam atuar no ambiente com autonomia. Criou-se, para esse manual, o projeto gráfico, várias ilustrações, uma estampa, e o conteúdo. Além disso, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica com várias publicações para coletar informações relacionadas a desenho universal, design de interiores e antropometria. O resultado dessa pesquisa foi organizado para compor a parte do texto do manual que indica as principais medidas dos usuários e do ambiente. Foi desenvolvida a versão impressa do manual, em formato de fichário, a fim de permitir que o leitor possa retirar e transportar as páginas desejadas, bem como foram deixados espaços de respiro, que servem para anotações extras. pt_BR
dc.description.abstract This project proposes the planning of a guideline manual of good actions to design inclusive commercial workplaces, primarily for architects, designers and salespeople who wish to plan environments aimed at individuals who may or may not have a physical disability or reduced mobility. It will be developed with the premises of universal design and visual merchandising, allowing both employees and clients to have autonomy at the workplace. For this manual, the graphic project, many illustrations, a stamp, and the content were created. Furthermore, a bibliographic search with many publications was made to collect information related to universal design, interior design and anthropometry. The results of this research were organized to compose the text portion of the manual that indicates the main actions of users and of the workplace. The printed version of this manual was developed with a binder format, to allow the reader to take out and carry the wanted pages with them; blank spaces were also left along the pages, for extra notes. pt_BR
dc.format.extent 144 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject design de interiores pt_BR
dc.subject design gráfico pt_BR
dc.subject acessibilidade pt_BR
dc.subject deficiência física e mobilidade reduzida pt_BR
dc.subject desenho universal pt_BR
dc.title Manual de diretrizes de boas práticas para projetar ambientes comerciais inclusivos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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