Sob cores e cortornos: gênero e raça em revistas femininas do século 21

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Sob cores e cortornos: gênero e raça em revistas femininas do século 21

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Title: Sob cores e cortornos: gênero e raça em revistas femininas do século 21
Author: Bittelbrun, Gabrielle Vívian
Abstract: As revistas voltadas para as mulheres justifica(ra)m a própria existência atestando seu impulso à liberação feminina ou, ainda, afirmando-se como guias práticos para entretenimento e ações do cotidiano. No entanto, considerando edições do século 21 das revistas Claudia e TPM, percebemos que propõem, como sua personagem central, em maior ou menor medida, aquela que é profissional, mãe, heterossexual e, especialmente, magra e branca. Assim, os magazines não deixam de supor uma coerência e homogeneidade em relação a seu público, invisibilizando outros modos de ser, parecer e agir. Fora do eixo das grandes empresas de comunicação, surgiu AzMina, como uma revista digital de tônica feminista que vem apresentando outros modelos de mulheres, embora também trate de temáticas como moda e maternidade, tão conhecidas nos veículos mais tradicionais. Com base nos estudos feministas e nos estudos culturais, pretendemos, então, olhar para matérias e capas dos magazines, como narrativas contemporâneas. A intenção é aferir sobre quem são essas mulheres que costumam aparecer nas páginas, mas também é olhar para os recursos discursivos utilizados na sua construção. Os debates passam, inclusive, por quem são aquelas que pouco ou não aparecem nesses espaços privilegiados e como essas escolhas tangenciam categorizações quanto a gênero e raça, referindo-se a aspectos sociais e históricos. Afinal, é preciso considerar as mulheres das páginas, as mulheres das ruas e o contexto compartilhado por todas elas. Nesse sentido, esta abordagem abarca questões de gênero, raça, representatividade, considerando corpos, discursos e a configuração social contemporânea, analisando revistas que permanecem sob esta alçada de femininas .Abstract: Magazines directed for women justify their own existence assuming that they are able to strengthen feminine liberation and assuming that they can be guides for day-to-day actions and entertainment. However, considering editions of Brazilian women s magazines such as Claudia and TPM, we are able to notice that the titles promote, in a high or low degree, a professional, mother, heterosexual, slender and white woman, as a central character. Therefore, those 21th century magazines reinforce a coherence and homogeneity to their female public, invisibilizing other ways of acting and being. Another Brazilian magazine, AzMina, emerges out of the reach of the larger media companies. The online magazine, with a feminist focus, promotes other models of women, although it still considers themes such as fashion and motherhood, so well known in the most traditional vehicles. Considering feminist and cultural studies, the intention, then, is to observe magazines covers and articles of the 21th century, as a sample of contemporary narratives. It is also intent to discuss about women frequently shown in those privileged spaces and about discursive tools in their construction. Additionally, the intention is to debate the way that the magazines choices are related to gender and race categorizations, as well as to historical and social aspects. After all, women of the magazines and women of the streets must be considered, in the same way that their shared context. This approach, then, contemplates gender, race, representation, taking into account bodies, discourses and contemporary social context, in the universe of what is called women s magazines .
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187191
Date: 2017


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