Proposta para confecção de atlas municipal escolar digital. Estudo de caso: município de Florianópolis-SC

DSpace Repository

A- A A+

Proposta para confecção de atlas municipal escolar digital. Estudo de caso: município de Florianópolis-SC

Show full item record

Title: Proposta para confecção de atlas municipal escolar digital. Estudo de caso: município de Florianópolis-SC
Author: Bauzys, Fernanda
Abstract: Para o estudo dos lugares, sugere-se que o professor priorize a utilização da cartografia em escala grande. No entanto, em nosso país, são raros ainda os municípios que dispõe de representações cartográficas temáticas, adaptadas ao contexto escolar. Neste cenário, os atlas escolares municipais surgem como importantes recursos complementares ao amparo do docente. O objetivo principal desta tese é o de desenvolver uma proposta metodológica para a confecção de um Atlas Municipal Escolar Digital, tendo por objetivos específicos: Compreender a evolução das pesquisas relacionadas aos Atlas Municipais Escolares no Brasil; analisar os resultados de pesquisas acadêmicas que produziram Atlas Municipais Escolares Digitais; planejar e produzir um protótipo de Atlas Municipal Escolar Digital para o município de Florianópolis-SC; realizar um diagnóstico de aplicação do protótipo com professores da Educação Básica; compartilhar o material produzido através de sua disponibilização na internet. Os procedimentos metodológicos para a elaboração da presente investigação foram realizados na seguinte sequência: revisão bibliográfica, elaboração e diagnóstico de aplicação do protótipo, análise dos resultados e redação final. Como resultado principal, a pesquisa disponibilizou uma proposta para a elaboração de atlas municipais escolares digitais e gerou um protótipo para Florianópolis, em formato de website, disponível para consulta no endereço eletrônico http://atlasescolar.wixsite.com/atlasdeflorianopolis. Composta por 63 páginas digitais, 28 mapas estáticos e 4 webmaps interativos, a obra abarca também uma variedade de textos explicativos, imagens, fotografias, gráficos, tabelas e vídeos que ilustram e fomentam questões acerca do município, e suas articulações com outras escalas de análise. Com base na abordagem geossistêmica, o atlas apresenta o município como um sistema integrado, onde o natural e o humano dialogam entre si. Para os estudantes, trata-se de uma referência de qualidade para o estudo e pesquisa do município. Para os professores é um recurso didático complementar ao seu trabalho, oferecendo acesso à uma fonte centralizadora de distintas informações espaciais e não-espaciais sobre Florianópolis, que antes se encontravam fragmentadas em diferentes instituições, dificultando seu uso dentro do ambiente escolar.Abstract: For the study of places it is suggested that the teacher prioritize the use of cartography on a large scale. However, it is rare in our country that municipalities have thematic cartographic representations adapted to the school context. In this scenario, municipal school atlases appear as important complementary resources under the teacher's protection. The main objective of this thesis is to develop a methodological proposal for the creation of a Digital Municipal School Atlas, with specific objectives: To understand the evolution of the research related to the Municipal School Atlases in Brazil; analyze the results of the academic researches that produced Municipal School Digital Atlases; to plan and produce a prototype of Municipal Digital School Atlas for the municipality of Florianópolis-SC; evaluate the prototype with teachers of Basic Education; share the material produced through its availability on the internet. The methodological procedures for the elaboration of the present investigation were carried out in the following sequence: bibliographical revision, elaboration and evaluation of the prototype, analysis of the results and final writing. As a main result, the research made available a methodological proposal for the elaboration of municipal digital school atlases and generated a prototype for Florianópolis, in a website format, available for consultation at http://atlasescolar.wixsite.com/atlasdeflorianopolis. The work also covers a variety of explanatory texts, images, photographs, graphs, tables and videos that illustrate and foster questions about the municipality and its articulations with other scales of analysis, comprising 63 digital pages, 28 static maps and 4 interactive webmaps. The atlas presents the municipality as an integrated system, based on the geosystemic approach, where the natural and the human dialogue between them. For students, this is a reference of quality for the study and research of the municipality. For teachers, it is a didactic resource complementary to their work, offering access to a centralizing source of distinct spatial and non-spatial information about Florianópolis, which were previously fragmented in different institutions, making it difficult to use within the school environment.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186884
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PGCN0660-T.pdf 241bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar