Práticas de promoção da saúde para o empowerment das famílias ao desenvolvimento de crianças prematuras, na perspectiva ecológica

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Práticas de promoção da saúde para o empowerment das famílias ao desenvolvimento de crianças prematuras, na perspectiva ecológica

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Title: Práticas de promoção da saúde para o empowerment das famílias ao desenvolvimento de crianças prematuras, na perspectiva ecológica
Author: Souza, Janaína Medeiros de
Abstract: O objetivo deste estudo foi compreender a contribuição das práticas de promoção da saúde ao empowerment das mães para o desenvolvimento de crianças prematuras na perspectiva ecológica, no contexto da Atenção Primária. Estudo misto transformativo, realizado em duas etapas: Etapa 1 (pesquisa participante) e Etapa 2 (semi-experimental e pesquisa participante) que ocorreram entre abril de 2014 e setembro de 2016, no município de Araranguá, Santa Catarina. Os participantes foram crianças prematuras e suas famílias, adscritas a oito equipes de Saúde da Família (SF). Na Etapa 1 participaram 42 lactentes e suas famílias, adscritas a seis equipes de SF; discentes e docente de Fisioterapia; agentes comunitários de saúde e enfermeiros. Realizou-se: visitas domiciliares e ações de puericultura, rodas de conversa e reuniões entre docente e discentes. Na Etapa 2 participaram 25 crianças e 23 mães, adscritas a duas equipes de SF. Na abordagem quantitativa foram coletados dados da história pré-natal, perinatal e pós-natal e dados socioeconômicos; e realizadas avaliações do desenvolvimento psicomotor com o Ages & Stages Questionnaire (ASQ-3-versão brasileira). Na abordagem qualitativa utilizou-se o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que consiste de três momentos dialéticos: investigação temática; codificação e descodificação; desvelamento crítico, que foram realizados em 85 visitas domiciliares e oito Círculos de Culturas e registrados em diário de campo e gravações audiovisuais. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial (testes de Wilcoxon e Mann-Whitney). Os dados qualitativos foram analisados pelo referencial teórico-filosófico do empowerment na perspectiva crítico-social da Promoção da Saúde, apoiado no paradigma ecológico de Urie Bronfenbrenner. O relato de experiência aborda um projeto de ação educativa em saúde da criança na Atenção Primária, em um processo participativo de ensino-aprendizagem na formação em Fisioterapia. Este possibilitou incrementar ações de saúde materno-infantil, acompanhar o desenvolvimento dos lactentes e promover a reflexão dos participantes. No estudo semi-experimental não foi encontrada diferença significativa (p<0,05), comparando-se o desenvolvimento psicomotor das crianças antes e após a realização das práticas promotoras de saúde. Sobre as características das crianças e famílias, predominaram: parto cesáreo, pré-eclâmpsia, pouca adesão ao aleitamento materno; prematuridade moderada, baixo peso ao nascimento, internação em UTI neonatal ou enfermaria, alimentação por uso de fórmulas lácteas e não realização de puericultura; convivência marital, ensino médio completo e/ou incompleto dos pais e baixa renda. Na pesquisa participante, utilizando o Itinerário de Pesquisa com as mães, foram identificados 12 temas geradores. Foram priorizados cinco durante os Círculos de Cultura: Apoio social; Alimentação saudável e Crescimento; Consequências da prematuridade para o desenvolvimento do filho e para a dinâmica familiar; Rotina diária de cuidados com os filhos, doméstica e de trabalho; Fragilidades no acesso, acolhimento e integralidade nos serviços de saúde. No desvelamento crítico, foram desvelados dois temas: Hábitos alimentares não saudáveis e o Cotidiano do ser mãe e mulher. Consideramos que estas crianças e famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade e que o estudo despertou nas mães de crianças prematuras reflexões frente às suas realidades e possibilitou o empowerment destas com relação à autoestima, compreensão do seu cotidiano, cuidados com o filho e o apoio familiar.Abstract : This study?s objective was to understand the contribution of health promotion practices to mothers? empowerment for the development of premature children from the ecological perspective, in the context of Primary Care. Mixed transformative study. Realized in two parts: Step 1 (Participating research) and Step 2 (Semi-experimental and participant research) that occurred in the city of Araranguá, Santa Catarina, between april 2014 and september 2016. The participants were premature children and their families, assigned to eight Health Promotion?s Teams (SF). In Step 1, participated 42 infants and their families, assigned to six SF?s teams; Students and Physiotherapy teacher, community health agents and nurses. Were realized: Home visits and childcare culture, conversation wheels and meetings between students and teachers. In Step 2, participated 25 children and their mothers, assigned to two ST?s teams. In the quantitative approach were collected data from prenatal, perinatal and postnatal history and socioeconomic data too; Were realized evaluations of the Psychomotor development with Ages & Stages Questionnaire (ASQ-3 brazilian version). In the qualitative approach was used Paulo Freire?s Research Itinerary, that consists in three dialect moment: thematic investigation, codificacion & decodificacion, Critical unveiling, that were realized in 85 home visits and eight culture circles, They were registred on field diaries and Audiovisual recordings. We used descriptive statistics and inferential (Wilcoxon and Mann-Whitney). The qualitative data were analised by theoretical-philosophical empowerment in critical-social perspective of Health Promotion referential, supported in Urie Bronfenbrenner's ecological paradigm. The experience report discusses a project of education action on primary attention kids health, at a participative process of teaching and learning on the formation in Physiotherapy. This possible increase mother-infant health action, follow the infant's? development and to promote participants? reflexion. At the semi-experimental study, wasn?t found significative difference (p<0.05), comparing to the children's? psychomotor development before and after the health promotion practices realization. On the characteristics of children and their families, it?s predominant: cesarean delivery, preeclampsia, poor adhesion to breastfeeding, moderate prematurity, low birth weight, admission to neonatal ICU or ward, feeding by use of infant formulas and non-operation of infancy, marital cohabitation, completed and/or completed high school on low income parents. In the participants research, utilizing the research itinerary with mothers, were identified 12 generating themes: Five themes were prioritized during the Culture Circles: Social support; Healthy alimentation e growing; Prematurity consequences to child development e familiar dynamic; Daily routine of child care, domestic and work; Weakness in the access, reception and integrality at health services. In the critical unveiling, were unveiled two themes: Unhealthy eating habits and the daily life of a mother and a wife. We believe that these children and families live in a vulnerable situation and that the study awakened reflexions in the mothers of premature infants about their realities and made their empowerment possible with relation with self-esteem, compression of their daily lives, child care and family support.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186795
Date: 2017


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