A produção de curtas metragens nas aulas de geografia

DSpace Repository

A- A A+

A produção de curtas metragens nas aulas de geografia

Show full item record

Title: A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
Author: Freitas, Daniel Assis
Abstract: Desenvolvido na linha de pesquisa de Geografia em processos educativos, no Mestrado do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, este estudo analisou a inserção do cinema do contexto educacional, propondo sua utilização como uma ferramenta para estimular os estudantes do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental a produzirem curtas-metragens como fomento para a construção de conhecimentos e saberes geográficos. Repensar o uso de instrumentos que estimulem a aprendizagem e provoquem novos olhares sobre os conceitos/conteúdos geográficos na educação básica é o dilema principal desta dissertação. Para tanto, as questões metodológicas das Geografias desenvolvidas na educação básica são examinadas e tensionadas em relação ao modelo atual de escola pública em tempos de cultura digital e produção de conteúdos. O estudo foi realizado com base em elementos metodológicos da pesquisa-ação, tendo como método de registro os diários de campo, observação participante e o grupo focal ao final do projeto.Os resultados demonstraram que o uso das tecnologias digitais e do cinema no âmbito educacional potencializa o processo de aprendizagem, uma vez que os estudantes tenham autonomia e um letramento digital para as elaborações de suas ideias. O cinema e a produção de curtas-metragens protagonizam a criação de momentos de reflexão e experiências importantes tanto para a formação do indivíduo quanto para o desenvolvimento do pensamento geográfico.Abstract : Developed in the research line of educational process in Geography, at the Master Graduate Program in Geography of the Federal University of Santa Catarina, this study analyzed an insertion the cinema in the educational context, proposes its use as a device to motivate students of the last year of the middle school for to productive short films as a promotion for the construction of knowledge and geographical scholarship. Rethinking the use of devices that stimulate learning and the creation of new perspectives on the concepts and geographic understanding in basic education is the main quandary of this dissertation. For this, as methodological questions of Geographies developed in basic education are examined and stressed in relation to the current public school model in times of digital culture and content production. The results demonstrate how the uses of technological and multimidia resources can promote the learning process, since the students have autonomy and a digital accomplishments for to work their ideas. Movie theater and a short film production lead to the creation of moments of reflection and experiences as important for a person development as for the development of geographic thought.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186601
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PGCN0658-D.pdf 2.186Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar