Title: | "Tão jovens": uma análise do perfil e trajetória dos jovens catarinenses em perspectiva longitudinal |
Author: | Cândido, Helena Hinke Dobrochinski |
Abstract: |
A juventude é uma fase instável, não somente por conta das características próprias deste estágio da vida, mas por estar associada a questões de vulnerabilidade social. No entanto, o momento considerado mais crítico sob os pontos de vista sociológico, psicológico e mesmo político é a transição da infância para a juventude. Transição, mudança, passagem remetem à importância de se compreender a juventude de forma processual. Por uma questão de foco, este trabalho estuda um recorte da juventude: o seu início. Investigam-se os indivíduos com aproximadamente 15 anos de idade, tendo a educação como perspectiva empírica. A realidade brasileira é bastante diversa e apresenta variações regionais consideráveis, tanto demográfica como econômica, social, cultural e politicamente. Deste modo, o escopo desta pesquisa concentra-se no estado de Santa Catarina. A pesquisa visa compreender os jovens catarinenses de 14 a 15 anos de idade a partir do mapeamento do seu perfil e da sua trajetória, analisando longitudinalmente o mesmo grupo de jovens. Emprega metodologia quantitativa, baseada na análise dos dados da Prova Brasil, que incluem as informações sobre rendimento e desempenho escolar, e as respostas dos estudantes aos questionários contextuais. Os dados foram interpretados à luz de aportes teóricos da Sociologia da Educação. Além da análise particularizada dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, desenvolve-se, também, uma análise longitudinal, para identificar as mudanças ao longo da vida frente aos ?ritos de instituição? (ou ?ritos de passagem?) deste mesmo grupo de estudantes, comparando os dados da Prova Brasil aplicada a este grupo no 5° ano em 2009 e no 9° ano em 2013. Embora o mundo social seja dinâmico e dialético, é regido por princípios e ritos que organizam o espaço, que reduzem as incertezas do dia-a-dia. Os ?ritos de instituição? fizeram-se presentes na trajetória dos jovens catarinenses. A análise longitudinal permitiu apreender a juventude como uma das fases de uma sequência, que sistematicamente compreende outros momentos e movimentos. Analisou-se o momento anterior não somente para entender a trajetória e a transição, mas principalmente para compreender o jovem como ele é hoje. Compreender a juventude adquire relevância no momento atual, quando há criminalização de jovens pobres e negros e clamor burguês pela redução da maioridade penal. Ao investigar uma das fases de transição na vida humana, espera-se que este estudo proporcione um melhor retrato da juventude a fim de subsidiar políticas públicas direcionadas a esta população, para quem políticas específicas ainda são escassas. Abstract : Youth is an instable stage of life, not only due to the immanent characteristics of this phase, but because it is associated to issues concerning social vulnerability. Though, the moment considered more critical according to sociological, psychological and also political views is the transtition from childhood to youth. Transition, change, passage conceive the apprehension of youth in a processual way. For the sake of focus, this research studies the beginning of youth. It investigates individuals who are approximately 15 years-old, and takes education as its empirical perspective. Brazilian reality is very diverse and present considerable regional variations, that are manifested demographically, economically, socially, culturally and politically. Thus, the scope of this research focus on the state of Santa Catarina. This study aims to understand the young population of Santa Catarina who are 14-15 years- old through mapping youngsters?s profile and trajectory and longitudinally analyzing the same group of individuals. It employs quantitative methodology, based on the analysis of Prova Brasil data, which includes information about students? progression and performance, and students? answers to the contextual questionnaires. Data has been interpreted in the light of elements from the Sociology of Education. Besides the particularized analysis of 9th grade students of Lower Secondary School, this research developed a longitudinal analysis to identify what changes from childhood to youth, taking into account the ?rites of institution? (or ?rites of passage?), among the same group of students, comparing Prova Brasil data that was applied to these individuals when they were enrolled in the 5th grade of Primary School and when they attended the 9th grade of Lower Secondary School. Even though the social world is dynamic and dialectic, it is ruled by principles and rites that organize the space and, thus, reduce the uncertainties of daily life. The ?rites of institution? were present in the trajectory of the investigated population. The longitudinal analysis enabled the understanding of youth as one of the phases of a sequence, which systematically incorporates other moments and moviments. The past was analyzed in this research not only to understand the trajectory and the transition, but mainly to apprehend youngsters as they are in the current moment. Understanding youth adquire relevance nowadays, when black and poor youngsters have been criminalized and there is bourgeous clamor for reducing the penal age. By investigating one of the phases of transition in the human life, it is expected that this research enables a better picture of youth in the state of Santa Catarina, in order to subsidize public policies driven to this population, to whom specific policies are still rare. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186194 |
Date: | 2017 |
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PSOP0604-T.pdf | 7.798Mb |
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