Memória e esquecimento: exposições do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (1983-2016)

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Memória e esquecimento: exposições do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (1983-2016)

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Title: Memória e esquecimento: exposições do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (1983-2016)
Author: Barbosa, Maria Helena Rosa
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar se a seleção de determinadas obras em diferentesexposições do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina implica uma disputa de memória por meio da exponibilidade e escrituras da/sobre a coleção, com base nesse conceito de Benjamin (1996 [1955]), do valor de exposição da obra de arte. Tem como recorte temporal o ano de 1983 em que o MASC foi instalado em sua sede definitiva, no Centro Integrado de Cultura (CIC), até 2016. Para tanto, compreendendo o museu como espaço de memória, de relações de poder e de disputas, lançamo-nos à tarefa de refletir sobre a temática dialogando com autores que tomam a memória, o esquecimento, o museu, as exposições como referência para problematizar seu tempo. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos pesquisa documental em fontes impressas e visuais, relacionadas ao MASC, contidas em seus arquivos, especialmente nas pastas Memória MASC . Assim, criamos categorias para analisar os dados as exposições em: (i) históricas; (ii) reeditadas; (iii) reverenciais; e (iv) inovadoras. Além disso, analisamos outras exposições que não se encaixavam nessas categorias, mas que se tornaram fundamentais para o resultado de nosso estudo. Tendo isso em vista, identificamos o conjunto de obras de arte mais selecionado que, por sua vez, determina a exponibilidade de parte da coleção do MASC seu valor de exposição e torna evidente que a disputa de memória se dá pelos critérios adotados pelos atores que definem o que é relevante e/ou representativo do acervo do MASC e, por conseguinte, o que deve ser lembrado e/ou esquecido.Abstract : The objective of this research is to analyze if the selection of certain works from thecollection of Santa Catarina Art Museum in different exhibitions implies a dispute ofmemory, through the exponibilidade and writings of the collection, based on the concept of Benjamin (1996 [1955]), of the "exhibition value" of the work of art. The period analyzed is from 1983, in which the museum was installed in its definitive headquarters, in the Centro Integrado de Cultura (CIC), until 2016. For this analyse, the museum was understood as a space of memory, power relations and disputes. We set ourselves the task of reflecting on the theme by talking with authors who take memory, forgetfulness, the museum, the exhibitions as a reference to problematize its time. Through a qualitative approach, we carry out a documentary research on printed and visual sources related to the museum. The sources were found in the museum archives, especially in the folders called "Memória MASC". Thus, we create categories to analyze the data - the exhibitions in: (i) historical; (ii) reissued; (iii) reverential; and (iv) innovative. In addition, we analyzed other exhibitions that did not fit into these categories, but which became fundamental to the results of our study. Thus, we identify the most selected set of works of art which determines the exponibilidade of part of the museum's collection its "exhibition value" and makes it clear that the memory dispute is based on the criteria adopted by the actors that defines what of the museum's collection is relevant and / or representative, and therefore what should be remembered and / or forgotten.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186100
Date: 2018


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