CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ORIENTADOR SOBRE ATENÇÃO PLENA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

DSpace Repository

A- A A+

CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ORIENTADOR SOBRE ATENÇÃO PLENA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Show full item record

Title: CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ORIENTADOR SOBRE ATENÇÃO PLENA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Author: RODRIGUES, FERNANDA RECH
Abstract: Toma-se por objeto de pesquisa a prática de Mindfulness e Mindful eating, Atenção Plena e Comer com Consciência, respectivamente, e a possibilidade de inseri-las na abordagem nutricional na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde e a construção de material orientador acerca da temática. Para tanto, objetivou-se pesquisar se estas modalidades de atendimento são condizentes com as recomendações de atuação do nutricionista na saúde pública. Para a avaliação, consultaram-se documentos oficiais como políticas, programas e guias elaborados pelo Ministério da Saúde. Como resultado desta investigação, identificou-se em todos os documentos consultados a possibilidade de inserir as práticas propostas diante da atuação do nutricionista na Atenção Primária à Saúde e propôs-se uma cartilha orientadora com reflexões e práticas de abordagens elaborada para nutricionistas. Espera-se que a cartilha seja um instrumento promotor de reflexões e ações com a finalidade de auxiliar na criatividade dos profissionais no cuidado nutricional, e para que estejam cada vez mais próximos a fomentar a autonomia alimentar de cada indivíduo. Sugere-se que tal abordagem continue sendo objeto de estudo por considerar uma temática relevante para contribuir com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional
Description: Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185936
Date: 2018-02-21


Files in this item

Files Size Format View
TCR Fernanda Rech Rodrigues.pdf 6.524Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar