Aprendizagem colaborativa ecologizada em processos de criação de hortas escolares - sistematização de uma experiência vivenciada na comunidade de Zoncuantla, Veracruz - México

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aprendizagem colaborativa ecologizada em processos de criação de hortas escolares - sistematização de uma experiência vivenciada na comunidade de Zoncuantla, Veracruz - México

Mostrar registro completo

Título: Aprendizagem colaborativa ecologizada em processos de criação de hortas escolares - sistematização de uma experiência vivenciada na comunidade de Zoncuantla, Veracruz - México
Autor: Storck, Ana Paula
Resumo: Desde a constatação da crise socioecológica planetária diferentes estratégias de enfrentamento emergiram das políticas desenvolvimentistas. Todas convergem em uma mesma direção ao conceber a educação ambiental como pilar essencial para a promoção de mudanças perceptivas e cognitivas na formação de novos padrões atitudinais e comportamentais. No entanto, a trajetória de divergências nas concepções em torno da Educação Ambiental dificulta tanto o questionamento da lógica profunda das estruturas subjacentes à crise socioecológica quanto a concretização de projetos de natureza transgressiva embutida nos novos paradigmas educacionais. Nesta pesquisa partiu-se da premissa de que experimentos de Educação para o Ecodesenvolvimento em escolas podem ser estimuladores de processos de aprendizagem social transformadora ecologizada. O esforço desta sistematização busca analisar as aprendizagens político-pedagógicas e socioecológicas geradas na experiência com a criação de uma horta escolar agroecológica vista como ferramenta ecopedagógica, apoiando-se na noção de comunidades de aprendizagem e aprendizagem social colaborativa. Para tal, foram Para tal, foram Para tal, foramPara tal, foram Para tal, foram Para tal, foramPara tal, foram Para tal, foram realizados: (i) uma reconstituição da gênese do projeto e das ferramentas didático-pedagógicas utilizadas; (ii) uma análise de como os sujeitos e os grupos envolvidos no projeto caracterizavam os objetivos gerais; (iii) uma análise de como a concepção, a implementação e as avaliações do projeto foram conduzidas à luz de uma perspectiva de promoção de aprendizagens colaborativas; (iv) e uma ponderação dos principais avanços e bloqueios alcançados, tomando como parâmetro normativo um cenário idealizado de Ecodesenvolvimento na área em pauta. O estudo pode contribuir para detectar possíveis limitações na armação conceitual-teórica e na metodologia adotada, bem como estimular novas opções de reflexão crítico-pedagógica.Since the acknowledgement of the planetary socioecological crisis, different strategies to tackle it emerged from developmental policies. All of them converge into the same direction when the environmental education is conceived as a pillar to promote perceptive and cognitive changes on the formation of new attitudinal and behavioral patterns. However, the trajectory of conceptual divergences that surrounds environmental education hinders the questioning of the deep logic of the structures underlying the sociological crisis, as well as the realization of projects with a transgressive nature imbedded in new educational paradigms. This research is based on the premise that experiments of Education for the Ecodevelopment in schools can be drivers of transformative ecological social learning processes. This systematization aims to analyze the political-pedagogical e socioecological learning generated on the experience of creating an agroecological vegetable garden in the school, seen as an ecopedagogical instrument, supported by the notion of learning communities and collaborative social learning. To do so, the following was conducted: (i) a reconstitution of the project genesis and of the didactical-pedagogical instruments utilized; (ii) an analysis of how the stakeholders and the groups involved in the project characterized the general objectives; (iii) an analysis about how the project conception, implementation and assessments were conducted in the light of a collaborative learning perception; (iv) and an appraisal of the main progresses and obstacles achieved, taking as an normative parameter an envisioned scenario of Ecodevelopment on the target area. The study can contribute for the detection of potential limitations of the methodology and conceptual-theoretical framework used.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185832
Data: 2018-03-07


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCL Ana Paula Storck.pdf 1.002Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar