A Experiência dos Conselhos Participativos no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (2016-2017)

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A Experiência dos Conselhos Participativos no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (2016-2017)

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Title: A Experiência dos Conselhos Participativos no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (2016-2017)
Author: Hackenhaar, Heloísa Junges
Abstract: Este trabalho se desenvolve a partir das experiências dos Conselhos Participativos realizados no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo este um espaço de avaliação coletiva do ambiente escolar que tem como principal característica a participação dos estudantes, juntamente com todos os docentes da turma e profissionais técnicos. Buscou-se compreender onde, no universo escolar, se encontra esse modelo de conselho, em que contexto histórico e social ele se desenvolve e, principalmente, se a dimensão educativa deste espaço se aproxima da concepção de educação não-formal. Para compreensão do contexto do espaço, foram analisados documentos do Colégio de Aplicação, como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Interno, e também realizadas entrevistas com a gestora e com o coordenador pedagógico da instituição. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes do terceiro ano do Colégio de Aplicação e, a partir delas, foi possível a aproximação da dimensão educativa; nas entrevistas, as estudantes compartilharam suas experiências nos Conselhos Participativos. Dessa forma, foi possível compreender alguns dos fatos que fazem com que a prática dos Conselhos Participativos não seja comum nas escolas brasileiras, como o contexto político, social e estrutural das escolas. Além disso, a dimensão educativa foi reconhecida no espaço através das declarações das estudantes, que apontaram habilidades aprendidas e desenvolvidas através da inserção e participação nesse conselho, aprendizados estes que transcendem a educação formal consagrada das escolas e aproximam-se da concepção de educação não formal.This research is based upon experiences in ‘participative’ class councils, which took place at Colégio de Aplicação, at Universidade Federal de Santa Catarina. This is a space for collective assessment of the school and classroom environment, which has as its main characteristic student’s participation, with all teachers and technical professionals. This research aimed at comprehending where, inside the school’s universe, this type of class council is found, in which social and historical context it is developed, and specially, if this educational environment is at any point close to non-formal education. In order to do so, school documents were analyzed, such as Projeto Político-Pedagógico, and Regimento Interno. Semi-structured interviews were applied to students, the principal and pedagogical coordinator. From the data collected from the students, it was possible to come closer to the educative dimensions. In the interviews, students shared their experiences in such environment. In conclusion, political and social contexts, as well as, Brazilian public schools infrastructure are factors that make this type of class council uncommon. Moreover, student’s discourses pointed out which abilities were developed and learned through the participation in such class councils, making it possible to identify its educational dimension. Such acquired knowledge goes beyond formal education and comes very close to the concept of non-formal education.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185826
Date: 2017-12-11


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