CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO INFANTIL?

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CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO INFANTIL?

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moreira, Rafaela Silva
dc.contributor.author Daniel, Elaine Damiani
dc.date.accessioned 2018-04-17T19:12:29Z
dc.date.available 2018-04-17T19:12:29Z
dc.date.issued 2017-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185704
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Fisioterapia. pt_BR
dc.description.abstract Objetivo. Investigar a existência de associação entre as condições socioeconômicas das famílias e a suspeita de atraso de desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM) e de alterações de comportamento de crianças no município de Araranguá-SC. Métodos. Estudo transversal observacional envolvendo crianças de 4 a 58 meses e seus responsáveis, recrutados em Unidade Básica de Saúde/Estratégia de Saúde da Família (UBS/ESF) e em uma clínica pediátrica privada do município de Araranguá-SC. O desenvolvimento e comportamento das crianças foram avaliados por meio do questionário “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” e as condições socioeconômicas utilizando um questionário estruturado criado pelos pesquisadores e a “Classificação da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP)”. Para análise dos dados foi utilizado o programa Epi Info, Versão 7 para entrada, processamento e análise dos dados quantitativos. Foi realizada análise descritiva e análise das medidas de tendência central e de dispersão. As variáveis com p<0,20 na análise univariada foram incluídas no modelo inicial da regressão logística. Resultados. Participaram do estudo 137 famílias. Foi constatado que crianças que vivem em famílias com renda per capita baixa apresentaram 261% mais chance de ter alteração de comportamento quando comparado a crianças que se encontram em uma situação socioeconômica melhor. Crianças com acesso a brinquedos têm 86% menos chances de apresentarem alterações de desenvolvimento, sendo um fator de proteção. Conclusão. Verificou-se a importância dos fatores socioeconômicos no desenvolvimento e comportamento das crianças. Destaca-se a influência dos recursos do ambiente familiar como promotores ou ameaçadores do alcance do pleno desenvolvimento e comportamento infantil pt_BR
dc.format.extent xx f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.title CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO INFANTIL? pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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