Avaliação do desempenho acadêmico e da evasão entre discentes cotistas e não cotistas

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Avaliação do desempenho acadêmico e da evasão entre discentes cotistas e não cotistas

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Title: Avaliação do desempenho acadêmico e da evasão entre discentes cotistas e não cotistas
Author: Dário, Amalia Borges
Abstract: Diante da importância dos processos avaliativos em políticas públicas e da escassa investigação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), definiu-se como objetivo de estudo analisar o desempenho acadêmico e a evasão dos discentes cotistas e não cotistas da UFSC ingressantes entre 2013 e 2016. Para isso, esta pesquisa foi delineada sob dois critérios básicos: quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, e quanto aos meios, classifica-se como estudo bibliográfico, documental e estudo de caso. Utilizou-se a abordagem quantitativa. Os dados foram disponibilizados pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação, aplicando-se como delimitação: ingressantes nos cursos presenciais de graduação do Campus Florianópolis entre 2013 e 2016, forma de ingresso, situação acadêmica e índice de aproveitamento acumulado (IAA). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2017. Atingiu-se uma população de 18.015 ingressantes. Os resultados sugerem que existe diferença entre os grupos cotistas e não cotistas. Em relação ao desempenho, os acadêmicos ingressantes na instituição sem acesso diferenciado apresentam desempenho superior. Entretanto, quando a avaliação recai sob a população segmentada nos centros do Campus Florianópolis, na maioria deles a diferença é menor do que 0,50 pontos. No tocante à evasão, identificou-se que o fenômeno tende a ocorrer, em maior grau, depois do primeiro ano de ingresso. Foi também constatado o índice geral de evasão: 15,12%. Entre os acadêmicos cotistas e não cotistas, a manifestação do fenômeno evasão também se mostrou diferente. Os ingressantes sem acesso diferenciado na instituição parecem evadir em maior grau do que os acadêmicos ingressantes por meio de reserva de vagas (cotas). No entanto, a depender do centro sob análise, esta manifestação se inverte. A partir do cenário identificado, percebeu-se que as ações da gestão universitária necessitam ser realizadas de forma individual a cada realidade de centro. Isto porque uma política institucional uniforme não abarcaria as diferentes realidades demonstradas no estudo. Sugere-se que uma política institucional de acompanhamento e monitoramento seja traçada.Abstract : Given the importance of evaluation processes in public policies and scarce research at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), this study aims to analyze the academic performance and the evasion of quota and non-quota students from the UFSC between 2013 and 2016. This is a quantitative cross-sectional observational study. It is a research of descriptive nature, and as to means, it is classified as a bibliographic, documentary and case study. The data were made available from the Superintendence of Electronic Governance and Information and Communication Technology, applying as delimitation: students entering the undergraduate courses of the Campus Florianópolis between 2013 and 2016, entry form, academic status and academic performance index (IAA). Data were collected in the first half of 2017. A population of 18,015 new entrants was reached. The results suggest that there is a difference between the quota and non-quota groups. Regarding performance, the students entering the institution without differentiated access present superior performance. However, when the evaluation falls under the segmented population in the Campus Florianópolis centers, in most of them the difference is less than 0.50 points. About evasion, it was identified that the phenomenon tends to occur, to a greater degree, after the first year of entry. The overall rate of evasion was also observed: 15.12%. Among the quota and non-quota scholars, the manifestation of the evasion phenomenon was also different. The incomers without differentiated access in the institution seem to evade to a greater degree than the incoming scholars by quotas. However, depending on the center under analysis, this manifestation is reversed. From the identified scenario, it was noticed that the actions of the university management need to be carried out of individual form to each reality of center. This is because a uniform institutional policy would not cover the different realities demonstrated in the study. It is suggested that an institutional policy of accompaniment and monitoring be drawn up.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185621
Date: 2017


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