Title: | Planejamento do sistema viário integrado à gestão territorial considerando a atividade agroindustrial na região metropolitana de Chapecó |
Author: | Engler, Júlie Monique |
Abstract: |
Esta pesquisa procura discutir a importância de vincular o planejamento do sistema viário à gestão territorial de Chapecó a partir do contexto regional (Região Metropolitana de Chapecó) tomando como estudo de caso o transporte de cargas vivas suínas. A suinocultura é uma das atividades econômicas predominantes na mesorregião Oeste Catarinense. A cadeia produtiva da carne suína se configura como de alta complexidade devido aos diversos fluxos que se estabelecem desde a produção de insumos até a distribuição e consumo. No Brasil, estes fluxos acontecem predominantemente pelo modo rodoviário. As agroindústrias, enquanto Polos Geradores de Viagens (PGVs), influenciam o crescimento urbano e provocam impactos no sistema viário. A pesquisa compreende uma análise do município de Chapecó e busca entender como planejamento do sistema viário considera estes fluxos, já que frequentemente caminhões com suínos vivos circulam na área urbana. Conclui-se que se faz necessário hierarquizar vias conforme suas demandas, projetar anéis viários e prever conexões intermunicipais para minimizar os conflitos de vizinhança provocados pelo transporte de cargas nas áreas urbanas, aumentando a eficiência logística e viabilizando a integração intermunicipal. Esta integração, por sua vez, possibilita minimizar contrastes socioeconômicos tão marcantes observados na RM de Chapecó. A agroindústria deve ser reconhecida e incorporada como elemento orientador de diretrizes de ordenamento territorial. A integração dos produtores às agroindústrias é uma forma de estabilizar a economia dos pequenos municípios, oferecer oportunidades de renda e emprego às famílias e reduzir os índices de êxodo rural, porém é necessário encontrar alternativas para os pequenos produtores independentes. A logística do transporte de cargas vivas, quando integrada à gestão do território e ao planejamento do sistema viário, possui maior eficiência e menores são as chances de perdas de matéria-prima em virtude de problemas estruturais do sistema viário. Além disso, o Cadastro Técnico Multifinalitário se mostra como uma ferramenta potencial para permitir o planejamento integrado de forma racional. Abstract: The present research tries to discuss the importance of linking the road system planning to the territorial management in the city of Chapecó from the regional context (Metropolitan Region of Chapecó) taking as study case the live pork transport. Swine breeding is one of the predominant economic activities in the West of Santa Catarina State mesoregion. The productive chain of pork meat is characterized as high complexity due to the many flows that exists from the production of inputs to the distribution as consumption. In Brazil, this flows happens predominantly by road. The agroindustries, while travel generation poles, influence the urban growth and provoke impacts in the road system. The research comprises an analysis of the city of Chapecó and seeks to understand how the road system planning considers these flows once live pork trucks often circulates in the urban area. It concludes that is necessary to hierarchize the roads according to demands, to project road rings and predict intermunicipal connections to minimize conflicts in the region caused by the transport of cargoes in urban areas, providing logistic efficiency and enabling intermunicipal integration. This integration, in turn, minimizes social and economic contrasts that are so striking and noted in the Metropolitan Region of Chapecó. The agroindustry must be recognized and incorporated as a guiding element to the land use planning guidelines. The integration of producers with the agroindustries is a way to stabilize the economy of the small cities, to offer opportunities to increase income and to give a job to the families and to reduce indices of rural exodus, but is necessary to find alternatives to the small and independent producers. The logistics of live loads transport, when attached to territorial management and to the road system planning, has greater efficiency and less are the chances of feedstock losses due to structural problems in the road system. Besides, the Multipurpose Cadastre reveals as a potencial tool to allows integrated planning to be applied in a rational way. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185573 |
Date: | 2017 |
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PTRA0008-D.pdf | 5.399Mb |
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