Reflexões sobre a Universidade da Terceira Idade (UnTI) na gestão das universidades públicas federais brasileiras

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Reflexões sobre a Universidade da Terceira Idade (UnTI) na gestão das universidades públicas federais brasileiras

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Title: Reflexões sobre a Universidade da Terceira Idade (UnTI) na gestão das universidades públicas federais brasileiras
Author: Silva, Flora Moritz da
Abstract: A presente Tese de Doutorado tem a finalidade de compreender os parâmetros adotados em Universidades da Terceira Idade (UnTI), de universidades públicas federais brasileiras, com vistas à reconfiguração estrutural dessas atividades socioeducacionais. Os objetivos específicos foram mapear as universidades públicas federais brasileiras que têm projetos educacionais voltados à terceira idade; descrever, na ótica dos coordenadores e das autoridades universitárias, práticas usuais das UnTI, das universidades estudadas; analisar a posição dos coordenadores e das autoridades universitárias sobre o tipo de apoio ao funcionamento destas UnTI; e, refletir estas práticas e o tipo de apoio institucional que permita a reconfiguração estrutural destas atividades socioeducacionais. O tipo de estudo foi o de multicascos, dentro de uma abordagem qualitativa, delineamento de levantamento e a técnica de avaliação. A delimitação utilizada foi estudar as UnTI com, no mínimo, 20 anos de existência em dezembro de 2016 e o método de coleta de dados a entrevista em profundidade. A pesquisa indicou 63 universidades públicas federais no Brasil, das quais 36 tinham UnTI, porém apenas 17 dentro do corte temporal supracitado. Desta população de 17 UnTI, 11 delas concordaram participar do estudo, caracterizando uma amostra intencional por acessibilidade. Elas estão situadas nas cinco regiões do Brasil. Foram entrevistados 11 coordenadores das UnTI e 10 gestores em cargo de Pró-Reitor de Extensão ou Diretor de Unidade Acadêmicas dessas universidades. As entrevistas foram por Skype®, telefone ou pessoalmente, completada com dados secundários, durante o período de maio a novembro de 2016. As transcrições seguiram a técnica da análise de conteúdo. As categorias analisadas da UnTI foram: participantes; estrutura e processo; infraestrutura; equipe; ensino, pesquisa e extensão; e, relatos da gestão estratégica das universidades. O referencial teórico indica a origem do termo Terceira Idade e reforça o aumento da longevidade da população no Brasil e os desafios dos seus cidadãos idosos, trazendo a universidade como elo de ensino, pesquisa e extensão às UnTI. As UnTI estudadas foram das universidades: Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São João Del Rei e, Universidade Federal de Santa Maria. Os resultados confirmam que as UnTI analisadas são relevantes e têm reconhecimento da sociedade. Elas são consideradas programas ou projetos e estão ancoradas, direta ou indiretamente, à Pró-Reitoria de Extensão, portanto há obstáculos legais para a lotação de pessoal, dotação orçamentária, e os participantes não são tratados como alunos da universidade. Estas constatações reforçam a urgência da UnTI ser incorporada à estrutura administrativa formal das universidades públicas federais brasileiras, na forma de Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão independente, que lhe permita ampliação de visibilidade, previsão orçamentária da União que garanta a otimização das capacidades inerentes aos desafios hodiernos do aumento da longevidade dos brasileiros.Abstract : This Doctoral Thesis has the purpose of understanding the parameters adopted by the Universities of the Third Age (U3A) of Brazilian Public Federal Universities, with a view to the structural reconfiguration of their socio-educational activities. The specific goals of this study include mapping the Brazilian Public Federal Universities with projects aimed at the third age; describing, through the point of view of the coordinators and academic authorities, the common practices destined to the third age within the analyzed universities; analyzing the position of coordinators and academic authorities concerning the type of support they are giving to the functioning of such U3A; and, finally, reflecting over these practices and the type of institutional support, which allows for the structural reconfiguration of these socio-educational activities. This Multi-Site study is a qualitative approach based on a survey design and evaluation techniques. The delimitation of this research was to study U3A with, at least, 20 years of existence in December of 2016. The data collection method corresponds to in-depth interviews. The research pointed out 63 Brazilian Federal Public Universities, of which 36 had U3A. However, only 17 were inside the temporal cut aforementioned. Inside this number (17 U3A), only 11 agreed to participate in the study, which characterized an intentional sample by accessibility. These Universities are located in the five regions of the Brazilian territory. We interviewed 11 coordinators of the U3A, as well as 10 Deans of Extension or General Directors of the Academic Unities of such Universities. The interviews were performed via Skype®, telephone or in person. They were also complemented by secondary data and took place in the period of May to November 2016. The transcriptions followed the technique of content analysis. The U3A categories analyzed were: participants; structure and process; infrastructure; team; teaching, research and extension; and reports of the strategic management of the Universities. The theoretical referential reveals the origin of the term ?Third Age? and the increase of the population longevity in Brazil, as well as the challenges faced by the elderly, thus bringing University as a link of teaching, research and extension related to the U3A. The U3A considered in this study were the Federal University of Rio Grande, Federal University of Amazonas, Federal University of Minas Gerais, Federal University of Mato Grosso, Federal University Ouro Preto, Federal University of Paraíba, Federal University of Santa Catarina, Federal University of São João Del Rei, and Federal University of Santa Maria. Results confirmed that the U3A analyzed are relevant and acknowledged by the Brazilian society. They are considered programs or projects and are anchored, directly or indirectly, to the Dean of Extension. There are, therefore, obstacles associated with staffing and budget allocation ? also, the participants are not considered students of the University. These findings support the fact that the U3A must be attached to the formal administrative structure of Brazilian Federal Public Universities in the form of an independent Center of Teaching, Research and Extension, which would allow for an increase in visibility and budget forecast. This would help guaranteeing the optimization of the capacities inherent to the modern challenges of the increasing longevity of the Brazilian population.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185551
Date: 2017


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